Felipe Souza ameaça retirar assinatura e pôr fim em CPI da Saúde

Deputado estadual Felipe Souza acusa manobra do presidente da ALE-AM, Josué Neto (PRTB) para tirá-lo da composição

Israel Conte, da redação

Publicado em: 21/05/2020 às 08:31 | Atualizado em: 21/05/2020 às 08:49

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota) ameaçou retirar o seu nome da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.

O parlamentar acusa manobra do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Josué Neto (PRTB) para tirá-lo da composição.

“Existe um movimento pra me tirar da comissão. Se eu perceber qualquer manobra, tomarei medidas cabíveis na Justiça. E se eu perceber que existe má intenção, eu retiro o meu nome da CPI”, ameaçou o deputado.

Felipe Souza foi o último a assinar a CPI proposta pelo deputado Delegado Péricles (PSL), o que foi determinante para que fosse apresentada formalmente. Sem ele, não há assinaturas suficientes para prosseguir.

Reunião de líderes

Nesta quarta-feira, dia 20, seguindo decisão do juiz Mauro Bessa, o presidente da ALE-AM,  convocou reunião com os 16 líderes da Casa para definir os nomes que irão compor a CPI da Saúde. A primeira composição foi anulada por atropelos de Josué Neto ao regimento interno.

 

Leia mais 

TJ-AM suspende CPI da Saúde atropelada pelo presidente da ALE

 

Em entrevista hoje ao BNC Amazonas, o deputado Felipe Souza explicou que cada bloco partidário tem direito a indicar um membro para compor a comissão.

Já estavam indicados Dr. Gomes (PSC), Mayara Pinheiro (Progressistas) e Wilker Barreto (Podemos).

“O bloco ao qual eu pertenço é o maior bloco da Casa. Nós temos seis deputados e nós temos direito a indicar dois membros da comissão. No nosso bloco, o Josué indicou o Péricles e os membros do bloco me indicaram. Mas o Josué não aceitou. Disse que ia fazer uma reunião interna e eu disse: ‘não!, os colegas já me indicaram’. Ele [Josué Neto] quer botar uma pessoa do interesse dele. Só pode”, criticou.

Nos bastidores, fala-se que Fausto Júnior (PV) é o preferido de Josué para ser o relator da CPI. Ele não foi indicado pelos colegas.

 

Novos membros

De acordo com Felipe Souza, a próxima reunião definirá os nomes do presidente e o relator da CPI da Saúde, entre os novos membros: Delegado Péricles (PSL), Mayara Pinheiro (PP), Dr. Gomes (PSC) e Wilker Barreto (Podemos).

O deputado Serafim Corrêa (PSB) ficou como primeiro suplente.

Ainda serão escolhidos mais dois deputados, um do PL e outro do PV.

A CPI da Saúde vai investigar os gastos públicos  entre os anos de 2011 e 2020.