Fórum de governadores lança Plano de Ação de Manaus 

Governador do Amazonas lançou também programa Guardiões da Floresta, que vai remunerar pela preservação 

forum, governadores, plano, manaus

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 17/03/2022 às 17:12 | Atualizado em: 18/03/2022 às 09:03

No primeiro dia da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), nesta quinta-feira (17), no Amazonas, três fatos se destacaram. O principal deles foi o lançamento do Plano de Ação de Manaus, ou Manaus Action Plan, em inglês. 

Trata-se do principal resultado coletivo do fórum para nortear as próximas ações da força-tarefa. Por exemplo, o plano coloca como prioridade o combate à pobreza, que ainda prevalece em áreas de florestas tropicais.  

Ao mesmo tempo, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), presidente do fórum, apelava para que grandes investidores mundiais conheçam a Amazônia e ajudem seus povos a se desenvolverem. 

Em seguida, Lima lançou o programa Guardiões da Floresta. É um sistema de pagamento por serviços ambientais.  

“O mundo hoje olha para a floresta e só vê as árvores. O mundo olha para a floresta hoje e não vê que, em meio às arvores, existem pessoas reais vivendo aqui. É como se, apenas aqui no Brasil, 38 milhões de cidadãos, população maior que as da Noruega, Finlândia, Dinamarca, Portugal e Suécia somadas, simplesmente não existissem. Aos olhos do mundo, hoje, somos 38 milhões de pessoas invisíveis”, disse Lima. 

O evento, realizado pelo Governo do Estado, reúne até este dia 18, no centro de convenções Vasco Vasques, os governadores do Amazonas, Acre e Amapá, e cinco da Colômbia, México, Indonésia e Peru. Além do vice-governador do Mato Grosso e 150 lideranças de diversos países detentores de florestas tropicais. 

“Eu termino meu pronunciamento fazendo dois convites a todos – dos países ricos aos brasileiros que vivem nas regiões mais desenvolvidas do Brasil. O primeiro: conheçam a Amazônia. O segundo: invistam na Amazônia. Nós queremos e precisamos da ajuda de todos para manter a floresta em pé e seguir progredindo para melhorar a vida de nossos filhos”, disse Lima. 

Leia mais

Guardiões da Floresta 

Um edital de seleção para organizações da sociedade civil para operação do programa Guardiões da Floresta. 

Conforme o governo, ele é uma reestruturação do programa Bolsa-Floresta, criado em governos anteriores. 

Entre as principais novidades do programa está o aumento em 100% do valor da remuneração paga às famílias residentes nas unidades de conservação. Ou seja, passa de R$ 50 para R$ 100.  

Além disso, o programa ganha duas ampliações. Em primeiro lugar, aumenta em 50,5% a quantidade de famílias beneficiadas: de 9.400 para 14.150. Em segundo lugar, o número de unidades de conservação abrangidas vai de 16 a 28. 

Foto: Bruno Zanardo/Secom