Gedeão assume vaga de Sabino hoje e promete atacar grandes temas

Neuton Correa
Publicado em: 29/12/2017 às 07:28 | Atualizado em: 29/12/2017 às 07:28
O vereador Gedeão Amorim (PMDB), ex-secretário de Estado da Educação, está em Brasília desde a noite de ontem na expectativa de tomar posse no mandato de deputado federal na manhã desta sexta-feira, dia 29/12, último dia de expediente interno da Câmara dos Deputados.
A investida ao cargo já está combinada com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ontem estava em Salvador e prometeu ir a Brasília para cumprir o rito obrigatório nesta manhã.
Gedeão vai assumir a vaga do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB), que no dia 13 de agosto passado foi acometido de um grave AVC e desde então está internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para onde foi transferido no dia 14 agosto, numa operação de remoção delicada que contou com vinda de uma equipe médica do hospital paulista.
O ainda vereador esperava tomar posse no cargo no dia 13 de dezembro, ele até chegou a ir a Brasília, encontrou-se com a bancada do PMDB, mas Rodrigo Maia estendeu a licença de Sabino.
Em contato com o BNC na manhã desta sexta-feira, Gedeão disse que pretende usar seu mandato para tratar de grande temas nacionais e de questões de infraestrutura:
“Não trabalho no varejo. O grande problema do Brasil é o de infraestrutura e de manutenção como energia elétrica, água, saneamento e emprego. Sem isso, sem escola, por exemplo, as crianças ficam expostas. Então, vamos atacar política de desenvolvimento para o Estado”, disse ele.
Gedeão Amorim deve deixar hoje mesmo Brasília, mas seu destino não é Manaus. Da capital federal, ele parte para o Ceará, onde pretende ficar de férias até o dia 10 de janeiro.
Dança das cadeiras
Com a saída de Gedeão da Câmara Municipal de Manaus, a vaga que se abre deveria ser preenchida pelo suplemente Dallas Filho (PMDB), mas ele está ocupando cargo de secretário de estado na gestão Amazonino Mendes.
Com isso, o próximo da linha sucessória é o ex-secretário municipal de Educação Mauro Lippi.
Foto: