Mais de 830 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2025.
Desse total, 262.048 mil serão para novos alunos, das quais 184.656 são para a rede estadual e 77.392 para a rede municipal de Manaus.
Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (11), pelas secretarias de Educação do estado (Seduc) e município (Semed).
O calendário 2025 inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências (inclusive de alunos com deficiência), matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.
A reserva de vagas será feita prioritariamente pelo site, tanto para rede municipal de Manaus quanto para a rede estadual, nos 62 municípios.
Além do site, todas as escolas das redes estadual e municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.
As rematrículas automáticas para alunos da rede estadual do Amazonas já se iniciam no próximo dia 13 de dezembro e seguirão até o dia 3 de janeiro de 2025.
Para alunos da rede municipal de Manaus, as rematrículas automáticas iniciam no dia 16 de dezembro e seguirão também até o dia 3 de janeiro de 2025.
Todo o processo de matrículas será realizado pelas próprias escolas.
Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 6 de janeiro.
Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 7 e 8 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.
O reordenamento é destinado aos estudantes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da gerência de pesquisa e estatística, da Seduc, e da gerência de matrículas da Semed.
O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos novos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 09 e 10 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 13 a 14 de janeiro.
Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br ), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas da rede estadual e da rede municipal de Manaus.
Leia mais
Novos alunos
O processo de matrícula para novos alunos, tanto da rede estadual, quanto da rede municipal, poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio, ou de maneira presencial, nas escolas públicas.
Entre 9 e 10 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 15 a 17 de janeiro, todos os demais alunos novatos.
O atendimento para novos alunos da rede municipal, pode ser feito de maneira online por meio do site matriculas.am.gov.br, onde é necessário realizar um cadastro prévio, ou presencialmente, nas escolas da rede municipal.
Leia mais
Vagas
Para o ano letivo 2025, a rede estadual de ensino ofertará 536.737 mil vagas, tanto na capital, quanto no interior.
A estimativa é de que 352.081 sejam de rematrículas e reordenamentos, e 184.656 de estudantes novatos.
Já na rede municipal da capital, a Semed rematriculará 215.917 mil discentes e ofertará 77.392 novas vagas, podendo chegar a 293.309 mil vagas de alunos matriculados.
Matrícula
Caso não seja possível realizar a matrícula presencialmente, o candidato pode solicitar a reserva de vaga para os seguintes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio (1ª a 3ª série) e educação de jovens e adultos (eja).
A reserva de vaga tem validade de três dias úteis, após esse período, perderá a validade e será necessário solicitar uma nova reserva.
A matrícula será efetivada somente quando o responsável legal ou o próprio aluno maior de 18 anos comparecer à escola com a documentação necessária.
A matrícula é gratuita, sendo proibido o condicionamento à cobrança de taxas ou qualquer exigência financeira ou material.
Leia mais
E as creches?
Para as matrículas nas creches municipais, o período de inscrição é de apenas três dias, de 6 a 9 de janeiro.
A inscrição será realizada unicamente por meio do site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, conforme a Semed.
O resultado das inscrições confirmando suas efetivações será divulgado no dia 17 de janeiro de 2025 e pode ser confirmado por meio do site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, redes sociais da secretaria e nas unidades das creches.
A confirmação da matrícula deve ser feita pelas famílias contempladas nas creches de 20 a 22 de janeiro.
Para agilizar o processo de matrícula, de acordo com a Semed, é preciso apresentar os seguintes documentos:
Certidão de nascimento da criança,
RG e CPF dos pais ou responsáveis,
Comprovante de residência atualizado,
Cartão de vacinação da criança e
Número de Identificação Social (NIS), caso possua.
As etapas para realizar a matrícula são:
Acessar o site oficial da matrícula online e consultar as vagas abertas;
iniciar o processo clicando no ícone “matrícula online”;
realizar a pré-matrícula online acessando o site com o CPF e senha, ou por meio da conta gov.br;
caso ainda não tenha uma conta, crie um cadastro clicando no ícone amarelo “cadastre-se”;
preencher os dados solicitados, tanto da criança quanto dos pais ou responsáveis;
após a pré-matrícula, Semed realizará a alocação das vagas conforme a disponibilidade, enviando a confirmação da matrícula.
Canais de atendimento
A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected] . Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails [email protected] e [email protected] .
Cadastro
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável.
O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial.
Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.
Também é possível acessar o site utilizando as credenciais do Gov.BR, o portal de serviços do governo federal.
Foto: Thiago Corrêa/Secom