Governo quer economizar R$ 15 milhões com o uso zero de papel

Publicado em: 09/05/2018 às 17:59 | Atualizado em: 21/05/2018 às 12:02

O Governo do Estado começou a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como suporte tecnológico de toda a gestão de documentos do Poder Executivo Estadual.

Amparada por um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 26 de abril, a política tem como objetivo acabar (integral ou parcialmente) o uso de papel nos órgãos e secretarias da administração pública. Quando totalmente implantado, o SEI deve gerar aos cofres públicos uma economia estimada de R$ 15 milhões por ano com a diminuição de uso de documentos oficiais impressos.

Ideia do TRF4

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a partir de 2013, e hoje é cedido gratuitamente às administrações públicas de todos os níveis pelo país. Exemplos como o Governo do Distrito Federal, do Estado de Minas Gerais, já podem ser constatados.

No Amazonas, o órgão responsável pela firmação do acordo de cooperação técnica que vai possibilitar o uso gratuito do software que gere o SEI será a Secretaria de Administração e Gestão (Sead).

Passado e presente

Entre as vantagens do novo sistema, estão a possiblidade de maior controle de documentos, confiabilidade, agilidade no trâmite de processos e facilidade de acesso através dos principais navegadores de Internet do mercado. O SEI vai ser o suporte técnico do Sistema de Arquivos e Documentos do Estado do Amazonas (Saged) e vai substituir o SPROWEB, software utilizado atualmente. Somente a Secretaria de Fazenda (Sefaz) vai permanecer com o sistema próprio de gestão eletrônica de documentos.

“Com esse sistema a administração pública como um todo terá ganhos de gestão consideráveis, a começar pela economia de gastos com a compra de papel. Será a ligação entre o passado e o presente, tornando mais ágil a gestão de documentos no Estado do Amazonas”, disse a secretária da Sead, Angela Bulbol de Lima.

*Com informações e fotos da Secom.