Igreja Católica mostra preferência por Zé Ricardo e pela esquerda

Deputado José Ricardo fez ato de prestação de contas do mandato e dois bispos da Igreja Católica prestigiaram o evento

Dom Leonardo Steiner José Ricardo

Neuton Correa

Publicado em: 31/01/2020 às 05:33 | Atualizado em: 31/01/2020 às 05:57

Por Neuton Corrêa, da Redação

 

A cúpula da Igreja Católica da Arquidiocese de Manaus expôs nesta quinta-feira, dia 30, a simpatia que tem pelo deputado federal José Ricardo (PT), pré-candidato a prefeito da capital nas eleições municipais deste ano.

Fez isso para a mídia do Amazonas, em evento no qual o parlamentar convidou jornalistas para lançar dois livros de artigos assinados por ele, ambos com o título “Prestação de contas – um pouco do que defendemos no mandato”.

A demonstração de preferência pelo petista, e pela esquerda, ficou clara na disposição do arcebispo nomeado, dom Leonardo Ulrich Steiner, de 69 anos de idade, e do arcebispo renunciado dom Sérgio Castriani, 65 anos, de participarem do ato.

Fizeram questão de ir ao evento interrompendo a transição que executam na instituição e que será simbolicamente concluída nesta sexta-feira, dia 31, com a posse de Leonardo Steiner, que recebe o cajado de dom Sérgio, que por sua vez pediu renúncia ao cargo em novembro do ano passado por causa da Doença de Parkinson que lhe acomete.

Além disso, o bispo que sai de cena hoje documentou a simpatia ao petista, prefaciando um dos livros, situando José Ricardo na vida da Igreja Católica de Manaus e exaltando sua atuação política.

“Leigo e político, que me acompanhou nos últimos sete anos de pastoreio. Sempre presente, com sua esposa em momentos de fé e celebração, fiel nas suas atribuições de conselheiro no Conselho Administrativo da Arquidiocese de Manaus, amigo em todas as ocasiões, político e presente na sociedade”, diz o reliogoso, acrescentando:

“Homem de princípios sólidos mas de coração imenso, sempre pronto a desculpar e a ver melhor o outro”.

No parágrafo seguinte dom Sérgio adjetiva o deputado testemunhando que ele exerce liderança sadia, sem humilhar, “sem colocar-se acima, com educação e respeito pelos pobres, pelos menos favorecidos”.

Ainda nesse prefácio, o líder religioso fala ainda da formação ideológica do parlamentar, com esforço para tentar atenuar o desgaste da esquerda no País.

“De esquerda, (José Ricardo) sabe os limites da ideologia, mas não tem medo de assumi-la como tantos grandes nomes da vida nacional, por experimentarem o cheiro da morte da ideologia capitalista da direita, que apesar de alguns ganhos, só fez aumentar o fosso entre pobres e ricos”.

Pedido de voto

No trecho mais claro de sua intenção no texto, dom Sérgio pede votos para José Ricardo, dizendo:

“A existência de políticos como o José Ricardo nos dá esperança de um país mais justo e mais fraterno. É preciso fortalecer esses políticos, votando neles. É no mínimo o que podemos fazer”.

Apoio cristão

O BNC AMAZONAS abordou o bispo que hoje assume a Igreja Católica de Manaus sobre a presença dele no evento do deputado.

Dom Leonardo Steiner respondeu que foi ao ato, porque foi convidado por dom Sérgio e para mostrar apoio aos cristãos que se engajam na política, “independentemente do partido”.

Provocado a comentar se a ida dos dois líder religiosos ao evento seria uma resposta da Igreja Católica à frente evangélica que anuncia mais de mil candidaturas a prefeito Brasil a fora, ele respondeu:

“Nós temos entre os evangélicos pessoas muito corretas, muito dignas, verdadeiros políticos, como temos entre os católicos. Existe, no entanto, um grupo que tenta querer mostrar força dos evangélicos. Dentro dos evangélicos mesmo, existe um movimento para uma espécie de purificação dos políticos evangélicos. É a esses que devemos apoiar e prestar atenção”.

2020 terá mil prefeituráveis evangélicos; Silas Câmara é um deles

 

 

Foto: BNC AMAZONAS