Inmetro adota nova etiqueta para refrigeradores
Atualização dos critérios de eficiência energética torna a classificação mais rigorosa e reforça orientação ao consumidor
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/12/2025 às 15:22 | Atualizado em: 30/12/2025 às 15:22
A partir de 1º de janeiro de 2026, passam a valer novas regras da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) para refrigeradores vendidos no Brasil. A mudança endurece os critérios de eficiência e facilita a comparação entre os produtos.
A principal alteração é a simplificação das classes, que passam a ser apenas A, B e C, com a exclusão das antigas subdivisões como A+, A++ e A+++. Com isso, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) se alinha aos novos índices mínimos de eficiência para refrigeradores e congeladores domésticos.
Segundo o Inmetro, a atualização eleva o padrão dos equipamentos disponíveis no mercado. O diretor de Avaliação da Conformidade do órgão, João Nery, destacou o impacto da medida.
“A nova classificação vai garantir que, a partir de 2026, os produtos disponíveis nas lojas sejam, em média, 17% mais eficientes que os atuais”, afirmou.
Além disso, o Inmetro orienta que o consumidor observe outros dados da etiqueta. É fundamental analisar o consumo mensal de energia, em kWh, indicador que permite comparar modelos de forma mais precisa e estimar o gasto no uso cotidiano.
Dessa forma, a nova etiqueta busca tornar a escolha mais clara e estimular decisões de compra mais conscientes e econômicas.
Com informações de Gov.
Foto: divulgação
