Última pesquisa do ano do Ipec, publicada nesta quinta-feira, 28, mostra que o prefeito David Almeida (Avante) se aproxima do ano eleitoral se distanciando de seus adversários na disputa pela Prefeitura de Manaus.
De acordo com o instituto, o prefeito da capital já lidera a pré-campanha com folga sobre Amom Mandel (Cidadania), que tem se demonstrado até aqui o principal oponente de David, candidato à reeleição.
Nesse caso, os números do Ipec mostram que David Almeida tem 36% de intenções de votos.
Amom aparece na segunda posição com 27%.
A vantagem do primeiro para o segundo já é de 9 pontos percentuais, distante da margem de erro.
Ainda de acordo com o instituto, o terceiro colocado é o Capitão Alberto Neto (PL), com 8% da preferência do eleitor.
Depois, na quarta colocação aparece o ex-prefeito Arthur Neto 6%, seguido de Roberto Cidade (União), que nesse estudo figura com 4%, enquanto Anne Moura (PT) aparece em sexta posição, com 2% de intenções.
Pesquisa Action
A pesquisa de hoje do Ipec diverge dos resultados dos estudos eleitorais da Action , publicados ontem. Estes dão David com 32,3%, Amom, 29,4 e Roberto Cidade em terceiro lugar com 11,3% das intenções.
Sem Menezes
Há uma diferença importante entre as duas pesquisas. É que nos estudos da Action o Coronel Menezes (PL) é colocado nos questionários. Já o Ipec não o considera candidato.
Menezes está sem partido garantido para levar adiante sua candidatura.
Segundo turno
O Ipec fez simulação de segundo turno. Nesse caso, são testados três confrontos diretos.
Esses confrontos ocorreriam em caso de segundo turno.
Assim sendo, a maior vitória de David seria num embate com Roberto Cidade: 55% a 18%.
Com Alberto Neto, o placar ficaria de 52% para David e 22% para o militar.
O principal confronto, de acordo com essas simulações, seria entre David e Amom: 44% a 38%.
A pesquisa Ipec reafirma levantamentos feitos pela empresa ao longo de 2023. Em todos, o prefeito David Almeida liderança a preferência do eleitor na pré-campanha.
Dados da pesquisa
O Ipec entrevistou presencialmente 800 eleitores de Manaus, entre os dias 9 e 12 deste mês de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. E o nível de confiança do estudo é de 95%.
Foto: Divulgação/Semcom