Após duas tentativas, o advogado Jean Cleuter Mendonça foi eleito hoje presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM).
Ele obteve 3.068 votos contra 692 de Paulo Mafioletti, que tentou vincular a imagem de sua chapa à do presidente Jair Bolsonaro para polarizar a disputa.
Mas a estratégia não funcionou.
Cleuter contou com amplo apoio de grupos que há muito se rivalizavam na OAB-AM.
O principal fiador dessa aliança foi o atual presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, que venceu Cleuter nos dois pleitos passados.
A união foi costurada como parte da estratégia para eleger Beto Simonetti , atual secretário-geral da OAB, a presidente nacional da entidade.
A gestão de Choy que teve como vice-presidente a advogada Grace Benayon encerra em 31 de dezembro. Jean assume em 1º de janeiro de 2022.
A votação teve o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que cedeu às urnas eletrônicas, do IMMU Trânsito, Detran-AM e Polícia Militar.
A apuração ocorreu na Arena com a presença de advogadas e advogados apoiadores das duas chapas. O resultado foi exibido nos dois telões do campo da Arena.
Foto: Divulgação