Justiça manda Queiroga enviar 40 mil doses de vacina a Manaus
A justiça determina a prioridade dos profissionais de educação no plano de imunização contra a covid-19, em Manaus

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 12/05/2021 às 17:44 | Atualizado em: 12/05/2021 às 18:54
A juíza Jaiza Fraxe, da Justiça Federal no Amazonas, determinou que o Ministério da Saúde envie 40 mil doses extras de vacina contra a covid (coronavírus) à Prefeitura de Manaus. A decisão é da tarde desta quarta (12).
Essa remessa é destinada exclusivamente à vacinação de professores, conforme pedido do prefeito David Almeida (Avante).
De acordo com a magistrada, devem ser imunizados professores da rede pública municipal e estadual de Manaus, incluindo os do ensino superior.
Segundo a juíza, a imunização dos professores pode dar mais segurança ao retorno das aulas presenciais. Além disso, milhares de crianças vulneráveis socialmente terão chance de ser melhor acompanhadas pela prefeitura.
“Para além dos riscos, temos dados oficiais informando a existência de cerca de 30 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em residências, aguardando o retorno às aulas para voltarem a ter ao menos duas refeições ao dia, além de esporte e orientação pedagógica”.
Almeida comemorou a decisão, lembrando que já havia determinado a antecipação da vacina a trabalhadores da educação.
“No dia 14 de abril revelei a todos que a prefeitura solicitou, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), uma autorização junto à Justiça Federal para iniciar a imunização de professores da rede municipal de ensino. Hoje temos essa decisão favorável e não vamos medir esforços quando essas vacinas chegarem, para fazer um grande vacinaço”.
Leia mais
Prefeitura de Manaus perde 300 servidores em três meses de pandemia
Foto: Raphael Alves/Secom