Lava Jato usa Temer para recuperar imagem, analisam opositores

Neuton Correa
Publicado em: 21/03/2019 ร s 16:43 | Atualizado em: 21/03/2019 ร s 16:43
Por Iram Alfaia, de Brasรญlia
Ferrenhos opositores ao governo de Michel Temer, o deputado federal Josรฉ Ricardo (PT) e os ex-senadores Joรฃo Pedro (PT) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) analisaram a prisรฃo do ex-presidente nesta quinta, dia 21, como uma forma da Operaรงรฃo Lava Jato recuperar sua imagem perante a opiniรฃo pรบblica.
No momento, os procuradores da forรงa-tarefa da Lava Jato em Curitiba estรฃo sendo investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta ilegalidade num acordo bilionรกrio firmado com a Petrobras e o Departamento de Justiรงa dos Estados para criar uma fundaรงรฃo.
O deputado Josรฉ Ricardo diz que a prisรฃo jรก era esperada por conta das graves acusaรงรตes de corrupรงรฃo que pensavam contra o ex-presidente.
No entanto, ele acredita que โa perda de credibilidadeโ da Lava Jato pode ter levado a forรงa-tarefa a fazer uma prisรฃo espetacular a fim de ganhar apoio pรบblico.
ร a mesma opiniรฃo da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) para quem as prisรตes acontecem justamente quando a Lava Jato passa a ser bastante questionada no STF e nos meios de comunicaรงรฃo.
Segundo ela, nรฃo hรก dรบvidas sobre os fortes indรญcios de envolvimento do ex-presidente com corrupรงรฃo, mas questiona โo tempo da prisรฃoโ que ocorre tambรฉm num momento de disputa entre grupos polรญticos.
Ela citou a briga pรบblica entre o presidente da Cรขmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Justiรงa, Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato.
Pressionado por Moro para acelerar a votaรงรฃo do chamado projeto anticrime, Maia respondeu que o ministro conhece pouco a polรญtica e passou daquilo que รฉ sua responsabilidade.
Coincidentemente ou nรฃo, diz a ex-senadora, o genro de Rodrigo Maia, o ex-ministro Moreira Franco, รฉ preso junto com Temer pela Operaรงรฃo Lava Jato.
O ex-senador Joรฃo Pedro (PT) partiu do โprincรญpio de quem deve tem que pagarโ se referindo ao ex-presidente, mas tambรฉm aponta para uma Lava Jato โem baixaโ forte motivo para a prisรฃo.
โNรฃo tenho nenhuma ilusรฃo. Ela (Lava jato) foi criada para criminalizar o PT e para prender Lulaโ, afirmou.
Fotos: Reproduรงรฃo