Lula define pautas em conversa com presidentes da Câmara e Senado
Lula afirmou que vai assinar uma medida provisória com linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/08/2025 às 06:52 | Atualizado em: 13/08/2025 às 07:30
O presidente Lula (PT) definiu nesta terça-feira (12) pautas sobre o pacote do tarifaço e agenda para o segundo semestre com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Com isso, estes foram os primeiros encontros de Lula com os presidentes das duas casas, após a crise do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Como informa o g1.
Como resultado, Lula afirmou que vai assinar uma medida provisória (MP) com linha de crédito de R$ 30 bilhões para exportadores afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos.
Conforme o presidente, a medida será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (13) pelo governo federal.
Sendo assim, a MP faz parte do pacote de ajuda do governo brasileiro às empresas afetadas pelas taxas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Sobretudo, o valor será direcionado a empresas que perderam competitividade no mercado externo devido ao aumento das taxas de importação.
Leia mais
Lula divulga plano para socorrer setores afetados pelas tarifas de Trump
Governo e Congresso
Ainda de acordo com a informação do g1, o presidente busca reaproximar o governo do Congresso, especialmente num momento em que Alcolumbre e Motta.
É que ambos sofrem pressão de grupos bolsonaristas, após o motim na semana passada por parte de deputados da oposição para forçar a pauta da anistia aos acusados da trama golpsita
Leia mais no g1.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil