Ministério da Justiça abre 5 mil vagas para capacitação em política antidroga

O curso é destinado a juízes, Ministério Público, servidores do Judiciário, advogados, leiloeiros, profissionais de segurança pública, estudantes e demais cidadãos interessados

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas em Brasília*

Publicado em: 28/08/2020 às 12:21 | Atualizado em: 28/08/2020 às 17:58

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou as inscrições, até o dia 3 de setembro, para o curso em Política Nacional sobre Drogas (CaPtaNDo).

A capacitação gratuita, na modalidade virtual, com 5 mil vagas, é destinada a juízes, promotores, servidores do Judiciário, advogados, membros do Ministério Público, leiloeiros e profissionais de segurança pública.

É promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

O curso permitirá aos alunos aprofundamento em assuntos ligados à Política Nacional sobre Drogas (PNAD), como por exemplo os aspectos socioeconômicos, culturais, históricos e o regime internacional de controle de drogas.

O conteúdo também abrange informações sobre a gestão do patrimônio apreendido do narcotráfico.

Leia mais

Ministério da Justiça entrega primeira base fluvial do programa Vigia na Amazônia

Recursos vêm da apreensão de drogas

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, ressalta que o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, tem reforçado a atuação da pasta na descapitalização do tráfico de drogas e em ações para reverter o recurso arrecadado com a venda do patrimônio apreendido em operações policiais.

“O recurso obtido por meio da venda desses patrimônios tem sido investido em benefício da população como, por exemplo, em financiamento de projetos e capacitações, como o CaPtaNDo”, diz Beggiora.

Programação

O curso, com carga horária de 80h, começa no dia 10 de setembro e vai até 8 de dezembro de 2020.

E é dividido em 4 módulos:

1 – Elementos Contextuais e Normativos da PNAD;

2 – Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD);

3 – Gestão de Ativos;

4 – Temas Emergentes sobre Redução da Oferta de Drogas.

Certificado de extensão universitária

Os alunos terão material didático à disposição, em mídia on-line interativa e na versão PDF para acesso aos conteúdos, além de interação online para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Os candidatos que cumpriram os requisitos, como as atividades propostas e bom desempenho, receberão, ao final do curso, certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

As inscrições podem ser feitas em: http://captando.senad.ufsc.br/inscricao/.

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

 

Foto: Anesp