Ministro da Casa Civil se compromete a tentar reverter o decreto do IPI

Pedido de ajuda foi feito pelo deputado Átila Lins (Progressistas) a Ciro Nogueira que é do mesmo partido do parlamentar amazonense

Casa Civil

Da Redação do BNC em Brasília

Publicado em: 26/02/2022 às 11:46 | Atualizado em: 26/02/2022 às 11:49

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou a membros da bancada do Amazonas no Congresso Nacional que está tentando reverter os efeitos do Decreto 10.979/2022, do presidente Bolsonaro.

Publicado nesta nesta sexta-feira, 25, o decreto reduziu em 25% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de toda a produção brasileira, com efeitos diretos na Zona Franca de Manaus.

Preocupado com a decisão do governo federal, o deputado Átila Lins (Progressistas-AM) procurou o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para interceder junto ao presidente Bolsonaro a fim de evitar os danos que serão causados ao polo industrial de Manaus.

“Dirigi apelo ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e presidente licenciado do meu partido Progressistas, senador Ciro Nogueira, para que nos ajude a convencer o presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, a retirar a Zona Franca desse fatídico decreto”, declarou Átila Lins.

Em resposta, Ciro Nogueira disse: “Estamos tentando reverter”.

Ao ministro da Casa Civil, Átila disse que o decreto é duro golpe na Zona Franca de Manaus porque essa redução em 25% generalizada, faz perder as vantagens comparativas, por igual a competitividade para com outras regiões do país. Segundo ele, muitas fábricas vão fechar no Amazonas e os 100 mil empregos diretos proporcionados pelas indústrias da ZFM serão extintos.

“Os trabalhadores do Amazonas não merecem essa punição por parte do governo federal. Ainda mais que além de gerar emprego e renda para a região como um todo -empregos diretos e indiretos – também é responsável pela preservação ambiental, notadamente comprovada. Pois se estes postos forem extintos, certamente esses trabalhadores migrarão para outras atividades, inclusive extrativista”, declarou o parlamentar.

Leia mais

Governador e prefeito de Manaus vão a Guedes tratar do ato contra ZFM

Guedes, enfim, consegue: Bolsonaro dá golpe de morte na ZFM com o IPI

Foi um duro golpe”, diz Omar Aziz sobre decreto de Bolsonaro contra ZFM

Falta de compromisso com trabalhadores

Átila Lins ressaltou que há muito tempo se percebe a falta de compromisso do ministro Paulo Guedes com os trabalhadores e com o modelo ZFM em si.

Desse modo, a alegação de que essa medida ajudará o setor industrial – principalmente a indústria de transformação – a ter melhores condições para a retomada de seu crescimento, não prejudique a Zona Franca, como provavelmente acontecerá.

“Espero no entanto, que o presidente Bolsonaro consiga conter a sanha do seu ministro da Economia, em desfavor dos trabalhadores do polo industrial e do modelo de sucesso que é a Zona Franca de Manaus”, disse, por fim, Átila Lins.

Foto: Divulgação