A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Japão começa nesta sexta-feira (19), pelo horário de Brasília.
Conforme a Agência Brasil, no começo da tarde de ontem (18), Lula desembarcou na cidade de Hiroshima.
Lá vai ocorrer, no fim de semana, a cúpula do G7, que reúne os sete países mais industrializados do mundo.
Por lá, o presidente vai participar de três sessões temáticas do Grupo e de, pelo menos, sete encontros bilaterais com líderes dos países Austrália, Japão, Indonésia, França, Alemanha e Vietnã; e também com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Um dos encontros bilaterais vai ser com o anfitrião, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que convidou o presidente Lula para o G7.
Com ele, o presidente brasileiro vai tratar de assuntos como comércio e investimentos entre os dois países, cooperação na área de descarbonização, integração da comunidade brasileira no Japão e temas ligados à paz, segurança e o combate à mudança do clima.
A primeira sessão de trabalho do G7, com a participação de Lula vai ter como tema Trabalhando Juntos para enfrentar múltiplas crises , no sábado (20).
A segunda será sobre Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável . A terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7, vai tratar do tema Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero .
No domingo (21), o presidente Lula participa de mais encontros bilaterais e se reúne com empresários japoneses.
Ainda no domingo à noite, ele vai conceder uma coletiva de imprensa e, depois disso, embarca de volta para o Brasil.
Com informações da Agência Brasil.
Leia mais
Foto: Ricardo Stuckert/PR