Novo líder do PT, maior partido da Câmara, dá apoio à Zona Franca de Manaus

Deputado federal Enio Verri (PR) garantiu que o PT permanecerá unido em defesa da ZFM

Israel Conte

Publicado em: 14/02/2020 às 18:02 | Atualizado em: 14/02/2020 às 18:08

Por Iram Alfaia, de Brasília

 

O deputado federal Enio Verri (PR), novo líder do PT na Câmara dos Deputados, garantiu que o maior partido da Casa permanecerá unido em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo ele, o modelo fiscal é estratégico para a preservação da floresta amazônica e o desenvolvimento de nossa região.

Num encontro com o deputado José Ricardo, o novo líder destacou o quanto o modelo é importante para o Brasil.

“A Zona Franca de Manaus compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. É um modelo de desenvolvimento econômico que viabiliza uma base econômica na Amazônia”, disse o novo líder.

Lembrou que foi o ex-presidente Lula quem primeiro prorrogou os incentivos fiscais e, depois, a ex-presidente Dilma Rousseff garantiu mais 50 anos de existência para a ZFM.

 

Leia mais 

Eles estão na comissão que vai definir destino da ZFM

 

José Ricardo diz que a posição de Enio Verri é importante haja vista as ameaças que a ZFM está sofrendo na definição da reforma tributária.

As propostas de emendas à Constituição (PEC 45 e 110) acabam com os incentivos fiscais no país e ainda mudam o sistema de cobrança do tributo da origem para o destino, o que inviabilizaria a arrecadação do Amazonas.

José Ricardo ainda não sabe quem será o representante da sigla na comissão mista (15 deputados e 15 senadores) que vai ser instalada na próxima quinta-feira, dia 19.

Ele acredita que o critério da escolha de um nome por partido não prevalecerá por ser antirregimental, mas quem for nome do partido certamente votará para excepcionalizar o modelo na reforma.

O deputado lembrou que uma emenda de sua autoria, excepcionalizando a Zona Franca dos efeitos de um novo sistema tributário, foi apresentada na comissão da PEC 45 contendo a assinatura com o apoio de todos os deputados da bancada petista.

“O PT já aprovou uma proposta de reforma tributária justa e solidária na qual defende os interesses da Zona Franca de Manaus”, afirmou o deputado.

 

Foto: Divulgação