OAB-AM pede à Justiça plano de retomada de atividades presenciais

No Amazonas, os trabalhos jurisdicionais realizados presencialmente foram suspensos desde 2020 por causa da epidemia de coronavírus

Mariane Veiga

Publicado em: 25/02/2021 às 14:17 | Atualizado em: 25/02/2021 às 20:22

A presidente da seccional Amazonas da OAB, Grace Benayon, encaminhou pedido aos presidentes dos tribunais de Justiça (TJ-AM) e regionais do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) e Federal da 1ª Região (TRF-1) para apresentação de um plano de retomada das atividades presenciais.

No Amazonas, os trabalhos jurisdicionais realizados presencialmente foram suspensos desde 2020 por causa da epidemia de coronavírus (covid).

Dessa maneira, audiências na Justiça, por exemplo, passaram a ser realizadas de forma on-line. Embora julgue necessária a medida, a OAB argumenta que a celeridade necessária à tramitação e execução das causas foi prejudicada.

Conforme informou, somente as audiências de conciliação estão ocorrendo remotamente. Assim sendo, considera a presidente, os advogados foram “brutalmente” atingidos, e o cidadão, consequentemente.

“A adoção da realização das audiências on-line foi uma medida importante em decorrência da necessidade do isolamento social em que se tinha que preservar a saúde de todos. O que estamos requerendo agora é a adoção de um plano de retomada porque a Justiça não se resume às audiências de conciliação. Nós queremos saber como se dará essa retomada pois estamos no escuro”, afirmou Grace.

Leia mais

OAB-AM pede a Dória que reconsidere e envie doses de Coronavac

Contribuição

Além de cobrar esse plano, a ordem quer participar da elaboração das medidas inserindo a visão da advocacia.

De acordo com Grace, há necessidade de a OAB preparar a advocacia amazonense para o retorno das atividades administrativas e jurisdicionais.

Atualmente, a OAB Amazonas possui 16 mil advogados inscritos na seccional.

Foto: Reprodução/vídeo