O senador Omar Aziz (PSD) divulgou vídeo no começo da noite desta segunda, dia 13, para informar que acabara de ter uma demorada conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) dos concentrados de guaraná usados pela indústria de refrigerantes.
Segundo o senador, o objetivo da conversa, a qual tratou em nome da bancada parlamentar do Amazonas no Congresso Nacional, foi apresentar ao ministro a angústia que o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) está vivendo com a insegurança jurídica provocada pelo governo federal.
Guedes, de acordo com Omar Aziz, prometeu dar uma resposta em até 72 horas. O senador disse que o Amazonas quer uma posição definitiva, antes que as empresas do setor, principalmente Coca-Cola e Ambev, resolvam deixar a ZFM.
O objetivo é impedir que prevaleça a redução de 10 para 4% da alíquota do IPI, conforme decreto assinado em 2018 pelo então presidente da República Michel Temer (MDB). Os 10% tinham validade até o final de 2019, e o governo federal não fez questão de renovar essa medida, deixando que ela caducasse.
Leia mais
Bolsonaro cede a Guedes e permite redução do IPI de bebidas na ZFM
Velha questão
Na conversa, Omar disse que lembrou ao ministro que essa mesma questão já foi tratada desde o início do governo Bolsonaro.
Ele fez questão de ressaltar que a luta é de toda a bancada amazonense, preocupada em evitar que o estado perca as empresas investidoras do polo de extratos de guaraná para a produção de refrigerantes.
A redução da alíquota do IPI praticamente anula a vantagem comparativa da ZFM para manutenção do setor de concentrados.
Veja o vídeo do senador
Foto: Divulgação/CAE