ONU cobra melhorias na COP-30

Organização exige ação imediata para corrigir falhas de segurança e infraestrutura

Garimpo e invasões atingem 60% das comunidades quilombolas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/11/2025 às 17:33 | Atualizado em: 13/11/2025 às 17:33

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, cobrou do Brasil um plano urgente para corrigir falhas de segurança e problemas estruturais na COP-30 em Belém.

Stiell criticou a invasão ao local da conferência na noite de terça-feira (11 de novembro). Ele disse que a segurança “falhou em agir”, mesmo com equipes no local.

Segundo ele, o gabinete do presidente Lula orientou a Polícia Federal a não dispersar os manifestantes.

O representante da ONU também apontou vulnerabilidades como portas sem proteção, efetivo insuficiente e falta de garantia de resposta rápida das autoridades federais e estaduais.

Além da segurança, Stiell citou altas temperaturas, ar-condicionado inoperante, alagamentos, riscos elétricos e escritórios inadequados.

As críticas pressionam o governo brasileiro a apresentar soluções imediatas e expõem os entraves da infraestrutura de Belém.

Saiba mais Bloomberg Línea.

Leia mais

Secretário executivo da ONU afirma que é preciso acelerar Acordo de Paris na Amazônia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil