Para o Manaustrans, viatura cruzar canteiro central é legal

Publicado em: 03/04/2017 às 16:05 | Atualizado em: 03/04/2017 às 16:05

Fotografia de uma viatura do Manaustrans, o órgão municipal de trânsito, cruzando o canteiro central da avenida André Araújo, na zona centro-sul de Manaus, na última sexta, dia 31, viralizou nas redes sociais e foi alvo de críticas da população.

Registrada por uma repórter e reproduzida no site Imediato/BNC, a imagem alcançou mais de 50 mil pessoas só na publicação no Facebook e foi compartilhada por quase 4 mil seguidores.

“Se fosse um cidadão de bem eles multariam na certa, mas eles podem, né? Dando mau exemplo”, disse João Pedro Nascimento em comentário no post do Imediato.

Mesmo com a enxurrada de críticas de condutores, para o Manaustrans está tudo legal. O carro oficial estava em “operação urgente”. Foi o que informou em nota ao Imediato. Confira:

O veículo fotografado na sexta-feira passada, 31 de março, estava em urgência, se deslocando para a Rodrigo Otávio onde ocorria um evento que fechou o trânsito e precisava da ação imediata da equipe. Os agentes foram ao local e fecharam o portão de acesso ao evento e, assim, o trânsito passou a fluir.

De acordo com o Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro  – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA/ O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  1. a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.

 

Foto: Reprodução/Facebook