O governador do Amazonas, Wilson Lima, e dois representantes da Amazon , do empresário Jeff Bezos, se reuniram nesta terça-feira (05/12), em Dubai, durante a COP-28.
Conforme Lima, desse encontro podem resultar em importantes parcerias pela biodiversidade ambiental do estado. Uma delas envolveria a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), segunda o governador, que apresentou na reunião os projetos desse setor.
Leia mais
A reunião foi com a diretora de ações corporativas e mercados, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund, da empresa norte-americana de tecnologia Amazon.
Lima afirmou os dois encontros ficaram pré-marcados para o início de 2024.
“A Amazon já havia anunciado alguns investimentos para a Amazônia e a gente começou agora a discutir projetos específicos para o estado do Amazonas. Eles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados”.
Entre os projetos que apresentou aos representantes da Amazon , Lima destacou o Amazonas 2030, que prevê desmatamento zero em seis anos, e o Escola da Floresta, cuja primeira unidade está em construção na reserva de desenvolvimento sustentável do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).
A reunião foi realizada no âmbito da programação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), na conferência da ONU.
Também participaram do encontro o diretor Nacional no Brasil do GCF, Carlos Aragon; e a diretora de projetos da GCF Task Force, Colleen Lyons.
Na ocasião, Lima entregou aos representantes de Bezos uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas. Nela, a inscrição: “Amazon : vamos conversar” em inglês.
“É um estado grande com uma empresa grande, então está na hora de a gente entrar em entendimento para um ajudar o outro”, disse o governador.
Com informações da Secom/Governo do Amazonas.
Foto: Diego Peres/Secom