Congresso em baixa: apenas 1 a cada 6 brasileiros aprova parlamentares
A pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% dos entrevistados consideram o trabalho de deputados e senadores como "ótimo" ou "bom", enquanto 33% o avaliam como "ruim" ou "péssimo".

Diamantino Junior
Publicado em: 15/09/2023 às 18:31 | Atualizado em: 15/09/2023 às 18:34
De acordo com a recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (15/9), apenas 16% dos entrevistados avaliam o trabalho dos parlamentares (deputados e senadores) como “ótimo” ou “bom”.
Por outro lado, 33% classificam a atuação dos parlamentares como “ruim” ou “péssima”, enquanto 48% a consideram “regular”.
O levantamento foi conduzido com 2.016 entrevistas em 139 municípios do país, entre os dias 12 e 13 de setembro, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Um total de 4% dos entrevistados não soube responder.
Leia mais
Congresso pode ter dado aval a calote de R$ 200 bi de precatórios do governo
A pesquisa também aponta que a avaliação negativa do governo Lula aumentou em relação a junho, passando de 27% para 31% entre o eleitorado entrevistado.
Por outro lado, a aprovação do governo permaneceu estável e cresceu um ponto percentual, com 38% dos entrevistados considerando a liderança de Lula como “boa” ou “ótima”.
Sem moral
Apesar de muitos deputados federais irem bem em indicadores como produção legislativa, menos de um quarto deles (25%) tiveram desempenho geral considerado bom ou ótimo nesta legislatura.
A qualidade da atuação parlamentar virou desafio na Câmara dos Deputados em uma gestão marcada pelo aumento do controle sobre o Orçamento por parte de integrantes do Congresso.
A maioria deles é insuficiente em atos de fiscalização e controle, o que joga a média da Casa para baixo e mostra que a atuação não deve se restringir à elaboração de leis.
O desempenho é medido pela plataforma Legisla Brasil, por meio de um índice a ser lançado nesta segunda-feira, 1º.
A ferramenta calcula a qualidade do trabalho dos deputados a partir de 17 indicadores distribuídos nos eixos de produção legislativa, atos de fiscalização e controle, iniciativas de mobilização e alinhamento partidário.
Leia mais
Deputados federais são reprovados por 66% dos eleitores do país
O estudo aponta que parlamentares governistas pontuam melhor em indicadores que medem o número de relatorias e de cargos ocupados.
Já a oposição atua bem na fiscalização e na convocação de audiências públicas – dos cem deputados que mais pediram requerimentos de informação ao Executivo, por exemplo, apenas seis dão sustentação ao governo.
Base e oposição se dividem na incidência e mobilização interna e externa no Congresso. O indicador mede a capacidade de articulação dos deputados e sua relação com líderes.
Partidos como União Brasil, Republicanos, PSDB, PP, PL e PSD têm maior pontuação em número de cargos ocupados, enquanto legendas de oposição lançam mão de projetos com status de tramitação especial.
Leia mais no Terra.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado