PR vota “não” em qualquer alteração na aposentadoria dos professores

PR

Neuton Correa

Publicado em: 26/02/2019 às 10:19 | Atualizado em: 26/02/2019 às 10:28

Neuton Corrêa, da Redação

 

O PR (Partido da República) decidiu na manhã desta terça-feira, dia 26, que votará “não” em qualquer alteração proposta na reforma da previdência pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), às regras atuais de aposentadoria dos professores.

O partido é uma das seis maiores bancadas da Câmara dos Deputados. Elegeu 33 parlamentares em 2018 e ganhou neste ano mais dois novos integrantes.

A decisão foi tomada em Brasília, em reunião de parlamentares do PR.

A informação foi dada pelo deputado federal Marcelo Ramos, vice-líder da legenda na Câmara.

 

Leia mais

Proposta de reforma de Bolsonaro mexe com previdência dos estados

 

Regras endurecidas

A reforma da previdência apresentada por Bolsonaro na quarta-feira passada, dia 20, estabelece regras mais duras para que professores se aposentem.

Os da iniciativa privada, de acordo com o projeto, terão que cumprir uma idade mínima de 60 anos. Isso valerá para homens e mulheres, que terão que contribuir por 30 anos.

Hoje não há idade mínima, e o tempo de contribuição mínimo e de exercício da função é de 25 anos, para mulheres, e 30 anos, para homens.

No caso dos professores do setor público, as regras propostas na reforma da Previdência também preveem os requisitos de 60 anos de idade, para homens e mulheres, e um tempo de contribuição de 30 anos.

Além disso, são exigidos pelo menos dez anos no serviço público.

Pelas regras vigentes, os professores do setor público se aposentam com 50 anos de idade, se mulher, e 55 anos, no caso de homem.

O tempo de contribuição também é diferente de acordo com o sexo: 25 anos (mulher) e 30 anos (homem). Também têm que cumprir o requisito de dez anos de tempo de serviço no setor público.

 

Foto: Divulgação/assessoria do deputado Marcelo Ramos