Prefeitura de Manaus lança Progesc para eficiência à gestão escolar

Segundo Pauderney Avelino. secretário da Semed, o programa tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Pauderney convida Marcelo Ramos para se filiar ao União Brasil

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/10/2021 às 13:07 | Atualizado em: 14/10/2021 às 11:21

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou hoje (13) o Programa Gestão na Escola (Progesc). Uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nesse sentido, o evento ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, no centro da cidade e contou com a participação virtual do economista Gregory Elacqua, economista principal do BID e Ximena Duenas Herrera, especialista em Educação do banco internacional.

Dessa forma, o Progesc consiste no desenvolvimento de um Programa de Gestão que norteará o planejamento estratégico, orçamentário e financeiro na Semed.

Sobretudo, o programa diz respeito ao impacto da tecnologia no controle de custos na gestão da Educação Pública.

Desse modo, acontece mediante a análise dos custos e indicadores educacionais por escola, na definição de suas prioridades pedagógicas e operacionais.

“É o gerenciamento dos recursos e custo na escola, por exemplo, quantos servidores tem a escolas, professores, administrativos, terceirizados e quanto custa, a energia, água e internet. E esses indicadores ficam a disposição da sociedade”, disse os secretário Pauderney Avelino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Paralelo a isso tem indicadores da escola que medem a capacidade da gestão do gestor como também os números de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Trazem modernidade e transparência entre o ente público e a sociedade”, completou.

Leia mais

TCE-AM faz parceria em Manaus e vai fiscalizar gestores das escolas

Recursos

Além disso, o secretário disse também que os recursos da Semed trabalha com recursos constitucionais, que vêm do governo federal e da Prefeitura e são adequados às necessidades da pasta.

“Temos uma gestão rigorosa. Adequamos projetos e programas ao nosso orçamento”, concluiu.

Foto: BNC AMAZONAS