O ministro da Educação, Rossieli Soares, empossou nesta terça-feira, dia 18, em Brasília, Júlio César Meireles de Freitas como titular Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação.

Ele é pedagogo e professor da rede estadual do Amazonas, possui mestrado em gestão e avaliação da educação pública e especializações em gestão escolar, supervisão escolar e psicopedagogia.

“A SEB [Secretaria de Educação Básica] e a Secadi têm desenvolvido uma agenda muito próxima e com foco em temas importantes, como a educação indígena e a educação especial”, destacou Rossieli, durante a solenidade. “Cada vez mais precisamos trazer agendas como essas para o centro do debate da educação básica, e Júlio chega para dar continuidade a essas políticas. Com a visão de rede que ele tem, ele chega para ajudar”.

Em seu pronunciamento, o novo secretário ressaltou o compromisso com o olhar sobre questões mais delicadas que envolvam o direito de minorias à educação. “Sou ribeirinho, do interior do Pará, e fiz até a segunda série estudando com luz de lamparina”, relatou.

“Entendo que a gente precisa tratar os diferentes de maneira diferente, com atenção especial. Estou aqui para aprender, contribuir e dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido”, numa referência às administrações anteriores.

Seduc

Desde 2000 Júlio César Meireles de Freitas é servidor público da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) e Avaliador Educacional do Ministério da Educação. Na Seduc, atuou como coordenador distrital na área de expansão do município de Manaus, onde, apesar da diversidade geográfica, contribuiu para a certificação da Coordenadoria Distrital de Educação 7 na Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, tornando-a o primeiro sistema intermediário educacional público certificado na gestão da qualidade de seus processos.

A certificação contribuiu para a melhoria significativa dos indicadores de qualidade da gestão escolar e desempenho das escolas dessa área do Amazonas em 2015. Ultimamente, Júlio César Meireles de Freitas era Diretor do Departamento de Gestão Escolar – Degesc, da Seduc/AM, departamento responsável pelo suporte à gestão escolar.

 

*Com foto e informações da assessoria do MEC.