Recursos recuperados da corrupĂ§Ă£o poderĂ£o ser destinados Ă educaĂ§Ă£o

Publicado em: 10/04/2017 Ă s 11:58 | Atualizado em: 10/04/2017 Ă s 11:58
Recursos pĂºblicos recuperados em ações de combate Ă corrupĂ§Ă£o poderĂ£o ser destinados prioritariamente Ă educaĂ§Ă£o. É o que estabelece projeto (PLS) 291/2014) a ser analisado pela ComissĂ£o de Assuntos EconĂ´micos (CAE) do Senado em reuniĂ£o marcada para a prĂ³xima terça-feira, dia 11.
Pelo projeto, do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), esses recursos serĂ£o destinados ao Fundo Social — criado em 2010 para receber recursos da exploraĂ§Ă£o do prĂ©-sal. O senador lembra que o Fundo Social foi criado para garantir recursos para o desenvolvimento social e regional, na forma de programas e projetos nas Ă¡reas de educaĂ§Ă£o, cultura, esporte, saĂºde pĂºblica, ciĂªncia e tecnologia, meio ambiente e adaptaĂ§Ă£o Ă s mudanças climĂ¡ticas.
A lei determina que metade dos recursos sejam destinadas Ă educaĂ§Ă£o e Ă saĂºde. Dessa metade, 75% sĂ£o destinados Ă educaĂ§Ă£o. Cristovam observa que a corrupĂ§Ă£o e os esquemas de lavagem de dinheiro drenam um grande volume de recursos que deveriam ser usados em polĂticas de estĂmulo ao crescimento do paĂs.
O projeto tem o apoio do relator, senador Pedro Chaves (PSC-MS), e tramita em carĂ¡ter terminativo. Se aprovada na CAE, e nĂ£o houver recurso para ser votada em PlenĂ¡rio, a matĂ©ria seguirĂ¡ para a anĂ¡lise da CĂ¢mara dos Deputados.
Fonte: AgĂªncia Senado
Foto: Edilson Rodrigues/AgĂªncia Senado