Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

Publicado em: 02/02/2017 às 14:39 | Atualizado em: 02/02/2017 às 18:06

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), de 46 anos, foi reeleito na tarde desta quinta-feira, dia 2, presidente da Câmara para o biênio 2017-2018. Candidato do Palácio do Planakto e apoiado pelos principais partidos do Centrão e de parte da oposição, ele foi eleito ainda no primeiro turno da disputa com 293 votos.

Maia disputou o comando da Casa com outros cinco adversários. Segundo colocado, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) recebeu 105 votos, seguido por André Figueiredo (PDT-CE), que teve 59 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) recebeu 28 votos, Luiza Erundina (PSOL-RJ), 10 e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com apenas 4.

Maia pediu que os embates entre os parlamentares sejam resolvidos entre eles. “Até um juiz de primeira instancia quis intervir na nossa eleição. Então é preciso que os embates sejam resolvidos aqui para que possamos mostra ao judiciário e ao executivo a nossa independência”, disse.

Como presidente da Câmara, o parlamentar fluminense será o primeiro na linha sucessória presidencial do País. Como o Brasil está sem vice-presidente, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), todas as vezes que o presidente Michel Temer (PMDB) viajar ao exterior, Maia assumirá a Presidência da República.

A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quarta-feira (1º) permitiu que ele participasse da disputa.

 

Fonte> Estadão

 

Foto: Agência Estado