O presidente Jair Bolsonaro falou ontem (20) deverá nomear o senador Ciro Nogueira (foto), presidente do Progressistas, para a Casa Civil.
Nesse sentido, Bolsonaro discutiu a mudança em uma reunião no Palácio do Planalto e pode não ser a única a ocorrer. Como informa a CNN Brasil.
Por conseguinte, o atual ocupante da pasta, Luiz Eduardo Ramos, deverá ser remanejado para outro posto.
Ao mesmo tempo, o debate em curso prevê Ramos na Secretaria-Geral da Presidência, hoje comandada por Onyx Lorenzoni.
Além disso, o Planalto não descarta dar a Onyx uma nova função na Esplanada.
Um dos destinos seria um novo ministério, que poderia absorver funções hoje concentradas no Ministério da Economia.
Leia mais
Dificuldade política
Com isso, a ida de Nogueira para o mais importante ministério do governo terá por objetivo reorganizar politicamente no momento em que ele enfrenta sua maior dificuldade política com a CPI da Pandemia.
Assim como, as maiores taxas de rejeição e de baixa popularidade. Pesquisas internas do governo apontam o mal momento do presidente.
Conforme relatos feitos à CNN , o próprio Ciro já tem dado sinais de insatisfação com o governo, sugerindo, inclusive, que poderia romper a relação de alinhamento político.
Com a nomeação, ele finalmente daria um ministério de peso a um senador, um debate antigo dentro do governo tendo em vista não haver nenhum integrante da casa no alto escalão da Esplanada.
Dessa maneira, tentaria amenizar problemas recentes com Ciro Nogueira , presidente do principal partido aliado de Bolsonaro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil