Senador contesta dados da TV Globo de mortes do coronavírus no AM
Plínio Valério afirmou no tweet, que " a mudança no critério de contagem levou esse falso aumento noticiado ao longo da semana"

Gabriel Ferreira, Da Redação
Publicado em: 17/08/2020 às 13:28 | Atualizado em: 17/08/2020 às 13:28
Na edição do Jornal Nacional da TV Globo, na sexta-feira (14) foi noticiado o aumento no número de mortes do coronavírus no Amazonas.
No mapa apresentado elaborado baseado no consórcio de veículos da imprensa, o estado registrava aumento de 62%. Em seguida apareciam Tocantins, Minas Gerais e Santa Catarina.
A partir disso, o senador Plínio Valério (PSDB) contestou em publicação no twitter as estatísticas noticiadas pela emissora.
Conforme escreveu o parlamentar amazonense, “não é verdade que a covid-19 tenha avançado no Amazonas.”
Segundo Plínio, “O MS [Ministério da Saúde] está recontando os óbitos de Abril, Maio e Junho, divulgando como se fossem atuais e a Globo passando adiante.”
Questionador, o senador afirmou no tweet, que ” a mudança no critério de contagem levou esse falso aumento noticiado ao longo da semana.”
Confira a publicação:
Estabilidade
Um semana depois a TV Globo, neste domingo (16), em edição do Fantástico apresentou novo cenário de óbitos do vírus no país. A partir disso, a situação do Amazonas mudou para estabilidade. Dessa forma o estado se junta a outros 13 estados contando com o Distrito Federal.
A princípios esses dados seguem a nova contagem do Ministério da Saúde. Além disso o mapa abaixo é resultado do consórcio da imprensa.
Foto: Jeferson Rudy/Ag Senado
Leia mais
Susam refuta informações da mídia nacional e descarta segunda onda