STF dĂ¡ aval a Moraes para tocar investigaĂ§Ă£o sobre golpistas e terroristas

O magistrado tambĂ©m recebeu uma sĂ©rie de pedidos como a inclusĂ£o dos novos fatos nas investigações que envolvem Bolsonaro.

STF dĂ¡ aval a Moraes para tocar investigaĂ§Ă£o sobre golpistas e terroristas

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 12/01/2023 Ă s 08:58 | Atualizado em: 12/01/2023 Ă s 08:58

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval para o ministro Alexandre de Moraes tocar a investigaĂ§Ă£o sobre golpistas e terroristas que invadiram as sedes dos trĂªs Poderes.

De acordo com o Uol, desde o domingo, Moraes determinou o inédito afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Assim como, a prisĂ£o preventiva do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro e ex-secretĂ¡rio de Segurança PĂºblica da capital, Anderson Torres.

Da mesma forma, o ministro determinou medidas como a identificaĂ§Ă£o pessoal de milhares de pessoas, com bloqueio de contas e apreensĂ£o de Ă´nibus de envolvidos nos atos.

AlĂ©m do financiamento das ações dos vĂ¢ndalos na capital.

Ainda na quarta, em nova decisĂ£o, o ministro do STF determinou que autoridades federais e estaduais adotem medidas para impedir o bloqueio de vias e rodovias e a invasĂ£o de prĂ©dios pĂºblicos.

Referindo-se, portanto, Ă  convocaĂ§Ă£o pelas redes sociais de novos atos antidemocrĂ¡ticos em todo o paĂ­s por parte de apoiadores radicais de Bolsonaro.

Novos fatos

Segundo a publicaĂ§Ă£o, o magistrado tambĂ©m recebeu uma sĂ©rie de pedidos como a inclusĂ£o dos novos fatos nas investigações que envolvem Bolsonaro.

Do mesmo modo, que também seja incluído no rol de foragidos da Justiça por estar nos Estados Unidos. Esses dois pedidos foram apresentados pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Por exemplo, uma das fontes, disseque o ministro do STF nĂ£o vai querer dividir o andamento das investigações. Ele deve seguir com a relatoria do inquĂ©rito.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Moraes proĂ­be invasĂ£o de prĂ©dios e bloqueio de vias no paĂ­s

Foto: FĂ¡bio Rodrigues Pozzebom/AgĂªncia Brasil