TCE-AM faz alerta a gestores sobre contratações na crise do coronavĂrus
O alerta do TCE-AM visa o reflexo financeiro que contratações podem gerar em uma possĂvel escassez de recursos pĂºblicos

Publicado em: 14/05/2020 Ă s 17:52 | Atualizado em: 14/05/2020 Ă s 17:52
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu nota tĂ©cnica a gestores pĂºblico com recomendações nas contratações de obras e serviços relacionadas ao coronavĂrus.
Idealizada pelo presidente do TCE-AM, MĂ¡rio de Mello, a nota tĂ©cnica foi aprovada em plenĂ¡rio nesta quarta (13).
Conforme as orientações, sĂ£o para as contratações realizadas antes e durante a Lei 13.979/2020, sobre as medidas no enfretamento da epidemia no Amazonas.
O alerta visa o reflexo financeiro que contratações podem gerar em uma possĂvel escassez de recursos pĂºblicos.
HĂ¡ ainda orientações sobre os procedimentos de dispensa de licitaĂ§Ă£o para os casos especĂficos relacionados ao combate ao coronavĂrus e que sejam atendidos de forma emergencial.
Portanto, os serviços de engenharia estĂ£o enquadrados na lei.
Obras x serviços
Segundo a nota tĂ©cnica, hĂ¡ uma diferença entre serviços e obras de engenharia e devem atender aos requisitos que comprovem sua situaĂ§Ă£o emergencial, como a necessidade de pronto atendimento; a existĂªncia do risco Ă segurança de pessoas, obras, prestaĂ§Ă£o de serviços, equipamentos e outros bens; e a limitaĂ§Ă£o da contrataĂ§Ă£o Ă parcela necessĂ¡ria ao atendimento da situaĂ§Ă£o de emergĂªncia.
Mesmo dispensadas das licitações de forma excepcional, as contratações de serviços e obras dispõem de uma sĂ©rie de documentos necessĂ¡rios para serem considerados dentro da legalidade.
O Ă³rgĂ£o tĂ©cnico precisa, por exemplo, emitir um parecer que caracterize a situaĂ§Ă£o emergencial, e os orçamentos precisam estar dentro dos preços de mercado.
Um cronograma de entrega bem definido e a nota de empenho dos serviços também devem constar para as atividades contratadas serem iniciadas.
É necessĂ¡rio, tambĂ©m, que se comprove a razĂ£o da escolha da empresa que irĂ¡ executar os serviços.
Qualquer documento ou comprovaĂ§Ă£o ausente no processo da contrataĂ§Ă£o deve resultar na irregularidade do ato.
A nota orienta ainda sobre a classificaĂ§Ă£o da relevĂ¢ncia dos contratos e os riscos que rescisões e suspensões possam ocasionar aos Ă³rgĂ£os e Ă sociedade.
Leia mais
TCE condena ex-prefeitos de Novo AirĂ£o a devolver R$ 6,5 milhões
Foto: DivulgaĂ§Ă£o