TJ-AM emitiu mais de 2 mil ‘nada consta’ a candidatos nesta eleição
Aqueles que não conseguirem, por algum motivo, a emissão pelo portal da instituição, podem comparecer ao TJ-AM

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/08/2022 às 16:16 | Atualizado em: 28/08/2022 às 11:50
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) emitiu, neste início de período eleitoral, 2.235 certidões “nada consta” a candidatos que pretendem concorrer como candidatos deste ano.
Esse serviço é feito pelo Setor de Certidão, Reprografia e Autenticação de Documentos do 2.º Grau do TJ-AM.
Já nas eleições anteriores, para os cargos de prefeito e vereador em 2020, o setor emitiu 4.500 certidões de forma presencial.
Conforme o setor, para atendimento ao pleito de 2022, as certidões para fins eleitorais do TJ-AM estão sendo expedidas de maneira presencial.
Ou seja, no Edifício Desembargador Arnoldo Péres (sede da instituição), das 8h às 18h, todos os dias da semana, em regime de plantão, no período de 20 de julho a 30 de agosto.
Dessa forma, as certidões de “nada consta” cível e criminal para fins eleitorais são emitidas de forma gratuita.
Ao mesmo tempo, a solicitação também pode ser feita de forma remota, pelo e-mail [email protected], para atendimento ao registro de candidatura.
Assim como pelo link https://consultasaj.tjam.jus.br/scosg/abrirCadastro.do, disponível no portal do TJAM.
Não presencial
Quanto às solicitações por e-mail, a equipe recebe o pedido, faz a emissão e retorna ao interessado sem que ele precise se deslocar até o tribunal.
Como resultado, “mais de 2.000 certidões, cerca de 80% foram expedidas via e-mail, assim como ocorreu no período da pandemia, dando continuidade ao serviço remoto.
Isso diminui o fluxo de pessoas nos corredores do TJAM”, destaca o chefe do setor, Gilmar Cruz de Lima.
No portal, também estão disponíveis as opções de download do arquivo e conferência pela parte interessada.
Portanto, para verificar a autenticidade e a legitimidade de certidões cíveis e criminais, no link: https://consultasaj.tjam.jus.br/esaj/portal.do?servico=810200.
Portanto, o chefe do setor explica que àqueles que não conseguirem, por algum motivo, a emissão pelo portal da instituição, pode comparecer ao TJ-AM para realizar a emissão de maneira presencial.
Certidões de 1.º Grau
O Setor de Certidões de 1.º Grau do TJAM, que funciona no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco.
Além disso, também teve uma procura, além do comum, de emissão de certidões cível e criminal, para candidatos que estão concorrendo ao pleito eleitoral de 2022.
De acordo com o TJ-AM, uma inovação foi a implantação do Sistema Unificado – Projudi para atender aquelas pessoas com dificuldade de emitir pelo site da instituição as certidões cíveis e criminais de processos que abrangem as comarcas do interior.
Nesse sentido, a procura também foi significativa, segundo a servidora Tâmia Marques, chefe do Setor de Certidões de 1.º Grau.
Atendimento
1.º Grau – Fórum Ministro Henoch Reis
Térreo, das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira
E-mail: [email protected]
2.º Grau – Edifício Desembargador Arnoldo Péres
Térreo, das 8 às 18h, todos os dias, até 30/08
E-mail: [email protected]
Telefone 2129-6761
Pelo portal: https://consultasaj.tjam.jus.br/esaj/portal.do?servico=810000.
Leia mais
Deputado cobra TJ-AM para baixar taxas e quer cartórios aceitando pix
Foto: