Tudo bem para PGR Bolsonaro associar vacina da covid com aids

Braço direito de Aras, vice Lindôra Araújo pede arquivamento no STF da investigação.

Se quiser continuar PGR, Aras deve se livrar de Lindôra

Ednilson Maciel

Publicado em: 17/02/2023 às 08:27 | Atualizado em: 17/02/2023 às 08:27

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entendeu ontem (16) que está tudo bem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) associar, à base de notícias falsas, as vacinas contra a covid-19 ao vírus da Aids.

Por isso, a PGR saiu em defesa de Bolsonaro e defendeu que o Supremo Tribunal Federal arquive o inquérito instaurado para apurar a conduta do ex-presidente.

Conforme publicação da Carta Capital, a manifestação da PGR se opõe ao entendimento da Polícia Federal.

A princípio, em agosto de 2022, a corporação pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para indiciar Bolsonaro pela prática de crime ao disseminar notícias falsas sobre a imunização.

Além disso, outro trecho foi considerado ainda mais grave pela PF.

Assim, nele, o então presidente citou uma informação falsa de que as vítimas da gripe espanhola teriam morrido em maior parte por causa do uso de máscaras do que pela gripe. 

Desse modo, a PF sustentou que o fato se enquadra no delito de “incitação ao crime”, previsto no Código Penal e que prevê pena de detenção de três a seis meses, ou multa.

Contudo, para a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo não há elementos a apontarem ato criminoso no caso.

Leia mais em Carta Capital.

Leia mais

Bolsonaro é investigado por ligar vacina contra covid à aids

Cai nas mãos de Barroso ação contra Bolsonaro por associar vacina e aids

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR | Nelson Jr./SCO/STF