‘Vivemos a maior harmonia política de todos os tempos’

A frase foi pinçada do discurso do governador Wilson Lima durante evento organizado por Sabá Reis, sobre parceria com o prefeito David Almeida

Alfredo dá a Sabá Reis cargos no PL que eram de Ramos

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 07/11/2021 às 10:00 | Atualizado em: 08/11/2021 às 06:36

O governador Wilson Lima (PSC) disse na noite deste sábado (6) que o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, após longo tempo, estão vivendo em harmonia política. E mostrou qual é o grau dessa ligação:

“Talvez nós vivamos hoje a maior harmonia política de todos os tempos”.

Sem citar nome, Lima demostrou que sua fala mirava o senador Eduardo Braga (MDB), provável adversário nas eleições do ano que vem.

Ele disse:

“Acabou aquele momento da prepotência, da truculência, dos poderosos que ninguém tinha acesso. Se depender de mim, esse tempo nunca mais vai voltar”.

O governador, do mesmo modo, prosseguiu:

“O nosso governo é um governo do diálogo. Aqui vocês têm um governador e um prefeito que conversam com pessoas e que todos os dias estão nas ruas”.

Esse discurso do governador, recheado de mensagens a Braga, principalmente, foi no evento Festa das Luzes, organizado pelo secretário de Limpeza Pública de Manaus (Semulsp), Sabá Reis (PL).

Ex-deputado liberal, Reis surge como nome bastante cogitado para ser o candidato a vice-governador na chapa de reeleição de Lima. A parceria do governador com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), dessa maneira, se consolida a cada dia. Como resultado, é muito provável que o parceiro de chapa na eleição de 2022 saia de indicação do prefeito.

Além do prestígio que deu à festa do seu provável futuro vice, na casa deste, a sede da Semulsp, Lima também se encontrou no local com o presidente regional do partido de Reis, Alfredo Nascimento.

Leia mais

Chapa Wilson e Sabá é ensaiada em evento estado-prefeitura

Alinhados

A festa que abriu a programação de Natal da Prefeitura de Manaus também serviu para mostrar que o governador, o prefeito e Sabá Reis avançaram no alinhamento político.

É um processo que, dessa forma, se consolida e se torna mais visível ao público desde 24 de outubro, no aniversário de Manaus. Nesse dia, o gesto de Lima de anunciar o “presente” de R$ 580 milhões à gestão de Almeida fortaleceu aliança para a eleição do próximo ano.

Desse valor, distribuído em 11 convênios, R$ 150 milhões já vão ser liberados nesta segunda (8), conforme o governador. Lima e Almeida, portanto, assinam o primeiro acordo para investimento em obras na capital.

Sabá Reis, Wilson Lima e David Almeida: alinhamento

Reciprocidade

“Quando os políticos brigam, quem sofre é o povo. Eu não tenho direito de ficar em contendas políticas”.

Essa fala de Almeida é também uma cutucada nos adversários, principalmente uma referência ao ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). Este passou boa parte dos oito anos de mandato apartado de parcerias com o governador. E, dessa forma, prejudicou o desenvolvimento da capital ao afastar os investimentos.

Além disso, o prefeito reafirma com seu discurso que, ao lado de Lima, faz parte de uma nova geração política do Amazonas.

Na festa de Sabá Reis, Almeida reafirmou o que dissera no aniversário de Manaus: ele e o governador fecharam a cortina para os velhos caciques políticos do Amazonas.

Leia mais

A presença de Alfredo Nascimento

A rara presença de Alfredo Nascimento em eventos da prefeitura e do governo foi vista como recheada de simbolismo. E, ademais, como sinal da harmonia política dos governantes.

Por isso, sua aparição na festa organizada por Sabá Reis logo foi ligada à provável indicação do secretário da prefeitura para vice na chapa de Lima.

O BNC Amazonas, portanto, o abordou sobre isso na sede da Semulsp. Nascimento, escorregadio, saiu-se assim:

“Estou aqui para prestigiar o amigo Sabá”.

Foto: BNC Amazonas