Em reunião com Mourão, Wilson defende reativação do Fundo Amazônia

Segundo Wilson, os investimentos internacionais garantem projetos de conservação da natureza e combate ao desmatamento

Wilson e Mourão - Fundo Amazônia

Israel Conte

Publicado em: 25/06/2020 às 21:01 | Atualizado em: 25/06/2020 às 21:24

O governador Wilson Lima (PSC) defendeu nesta quinta-feira, dia 25, a reativação do Fundo Amazônia.

De acordo com o governador, os investimentos internacionais são importantes para garantir projetos de conservação da natureza e combate ao desmatamento.

A defesa foi feita durante reunião por videoconferência do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

O encontro foi convocado, a saber, pelo vice-presidente da República e coordenador do grupo, general Hamilton Mourão (PRTB). E contou com a participação dos demais governadores da região e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“A retomada do Fundo Amazônia é importante por dois motivos: primeiro, porque vai nos ofertar a possibilidade de recursos para investir em projetos que são prioritários para o desenvolvimento sustentável, e também (é importante) em termos de imagem”, disse o governador.

 

Financiadores

Países como Noruega e Alemanha estão entre os principais financiadores do Fundo Amazônia. Ano passado destinaram R$ 30 milhões ao Amazonas para a implementação do Cadastro Rural.

Na reunião de hoje, Wilson reafirmou a importância do diálogo com os países mantenedores do Fundo. Posteriormente elogiou a sugestão do vice-presidente de trazer os embaixadores desses países à região.

 

Leia mais 

Mourão contraria dados do Inpe sobre desmatamento na Amazônia

 

Wilson Lima também destacou as principais medidas adotadas pelo Governo do Amazonas para combater o avanço do desmatamento e das queimadas ilegais, principalmente na Região Metropolitana de Manaus e no sul do estado.

“Aqui no Amazonas, como a gente já previa, começamos a ter um aumento dos casos de desmatamento e de queimadas. Nós tivemos nos primeiros seis meses, isso é um número consolidado até o dia 11 de junho, um aumento de 47% de alertas de desmatamento em relação ao mesmo período do ano passado”, explicou.

Conforme o governador, a maioria dos alertas se refere a áreas federais, o que reforça a necessidade de integração entre os governos nas operações ambientais.

“Nós tomamos algumas medidas, como a adesão que os estados já fizeram à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), inclusive já estamos realizando algumas operações. Ontem (24/06) houve uma operação em conjunto na Região Metropolitana com o apoio do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos que estão empenhados nesse combate ao desmatamento”, acrescentou.

 

Estratégias

Logo após, o governador destacou outras ações iniciadas pelo Estado para dar resposta rápida à proteção do meio ambiente.

Entre elas estão o decreto de emergência ambiental no Amazonas e o lançamento do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ).

 

Leia mais 

Mourão quer mudar imagem da Amazônia na Europa com atlas ambiental

Conforme Wilson Lima, o Governo do Estado também já elaborou um plano para uso dos R$ 56 milhões em recursos repatriados no âmbito da Lava Jato e repassados ao Amazonas.

O montante será aplicado, entre outras coisas, na modernização do sistema estadual de meio ambiente e em projetos de assistência técnica ao desenvolvimento sustentável no interior.