Wilson determina FVS para triagem de passageiros no Eduardo Gomes
Decreto do governo Ă© para identificar suspeitos de coronavĂrus

Publicado em: 26/03/2020 Ă s 18:13 | Atualizado em: 26/03/2020 Ă s 18:13
A FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde do Amazonas (FVS-AM) passarĂ¡ a atuar no controle dos passageiros. Dessa forma fiscalizando os desembarques no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A partir disso poderĂ£o serem identificadas possĂveis pessoas com sintomas de Covid-19.
Logo em seguida serĂ¡ orientado sobre a quarentena obrigatĂ³ria a todos. Bem como os que chegam a Manaus vindo de outros estados ou paĂses. Sobretudo irĂ¡ se adotar medidas cabĂveis.
A princĂpio a determinaĂ§Ă£o estĂ¡ no Decreto nº 42.117, assinado pelo governador Wilson Lima. Portanto, publicado no DiĂ¡rio Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 25.
O controle de passageiros que chegam Ă capital amazonense pelo Aeroporto Eduardo Gomes atualmente Ă© realizado pela AgĂªncia Nacional de VigilĂ¢ncia SanitĂ¡ria (Anvisa).
Conforme o decreto estadual, a FVS-AM atuarĂ¡ de forma suplementar na fiscalizaĂ§Ă£o das pessoas, que desembarcam no local. Dessa forma visando intensificar as ações de combate Ă disseminaĂ§Ă£o do novo coronavĂrus no estado.
Segundo o decreto, todos os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Eduardo Gomes, sintomĂ¡ticos ou nĂ£o, deverĂ£o cumprir obrigatoriamente a quarentena. Este conforme determinado pela autoridade sanitĂ¡ria estadual.
Leia mais
Amazonenses que vivem na Europa falam de rotina devido ao coronavĂrus
 Medidas para empresas
As empresas de aviaĂ§Ă£o civil com voos aterrissando no aeroporto de Manaus, por sua vez, ficam obrigadas a distribuir formulĂ¡rios de avaliaĂ§Ă£o das condições de saĂºde. Estes elaborados pela FVS, para preenchimento pelos passageiros durante o vĂ´o e entrega no momento do desembarque.
O dispositivo legal ainda concede aos agentes da FVS o poder de polĂcia administrativa, inerente Ă s suas competĂªncias legalmente estabelecidas, a fim de prevenir os riscos e garantir a salvaguarda da saĂºde pĂºblica.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o
Leia mais
CoronavĂrus se alastra pelo interior do AM, que jĂ¡ soma 67 casos