ZFM produziu 100 mil motos a menos por causa da covid em 2021

Apesar de nรฃo atingir a meta, que ficou 2% abaixo, Abraciclo projeta 1,29 milhรฃo de motos e 880 mil bicicletas neste ano

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Antรดnio Paulo, do BNC Amazonas em Brasรญlia

Publicado em: 20/01/2022 ร s 19:16 | Atualizado em: 20/01/2022 ร s 19:41

A segunda onda de coronavรญrus, que atingiu Manaus no inรญcio de 2021, e as restriรงรตes implantadas nas linhas de produรงรฃo para evitar a disseminaรงรฃo da doenรงa fizeram com que o polo de duas rodas da Zona Franca de Manaus (ZFM) deixasse de produzir cerca de 100 mil motocicletas

A indรบstria de motocicletas fechou 2021 com a produรงรฃo de 1.195.149 unidades, alta 24,2% na comparaรงรฃo com o ano anterior (961.986 motocicletas). Mas, ficou 2% abaixo da expectativa da associaรงรฃo, que era de fabricar 1.220.000 motocicletas.

Mesmo assim, a Abraciclo projeta que a produรงรฃo de motocicletas deve atingir 1,29 milhรฃo de unidades em 2022, com crescimento de 7,9% na comparaรงรฃo com o ano passado que fechou com 1,19 milhรฃo de motocicletas.

Para a produรงรฃo de bicicletas, a estimativa รฉ 880 mil unidades, 17,4% em relaรงรฃo a 2021

O presidente da Abraciclo (Associaรงรฃo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Marcos Fermanian, apresentar nesta quinta-feira, 20, os nรบmeros do setor de duas rodas, disse que a meta poderia ser atingida nรฃo fossem os obstรกculos enfrentados pelas fabricantes da ZFM.

โ€œO maior distanciamento entre os postos de trabalho, por exemplo, aumenta o tempo de fabricaรงรฃo, mas รฉ importante ressaltar que todas as medidas estรฃo mantidas, pois a prioridade รฉ a saรบde e seguranรงa do colaboradorโ€, declarou Fermanian.

No varejo, a expectativa รฉ que este ano sejam emplacadas 1.230.000 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 6,4% em relaรงรฃo a 2021 (1.156.074 unidades).

Os emplacamentos totalizaram 1.156.074 unidades, alta de 26,3% na comparaรงรฃo com 2020 (915.157 motocicletas).

Alta nas exportaรงรตes

As exportaรงรตes deverรฃo totalizar 54.000 unidades, alta de 1% sobre o volume registrado no ano passado. Em 2021, a vendas para o exterior somaram 53.476 unidades, o que corresponde a um aumento de 58,4% em relaรงรฃo a 2020 (33.750 unidades).

De acordo com levantamento do portal de estatรญsticas de comรฉrcio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mรชs, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal mercado, com 16.119 unidades exportadas e 28,7% do volume total exportado. Em segundo lugar, ficou a Colรดmbia (12.541 motocicletas e 22,4% das exportaรงรตes), seguida pelos Estados Unidos (11.642 unidades e 20,8%).

De acordo com o presidente da Abraciclo, as limitaรงรตes nas linhas de montagem fizeram com que, em 2021, tivesse dificuldade em atender ร  demanda crescente. Hoje a fila de espera รฉ de cerca de 30 dias para modelos de baixa cilindrada e scooters.

Marcos Fermanian diz ainda que a tendรชncia para os prรณximos meses รฉ de normalizaรงรฃo. โ€œTodas as associadas estรฃo se esforรงando para atender ao consumidor que espera, quer e precisa de uma motocicleta novaโ€, enfatiza o executivo.

Bikes

Jรก para a produรงรฃo de bicicletas, a Abraciclo estรก estimando 880 mil unidades, este ano, com aumento de 17,4% em relaรงรฃo a 2021.

No ano passado, de janeiro a dezembro, foram produzidas 749,3 mil bicicletas ante ร  projeรงรฃo de 820 mil. No entanto, a variaรงรฃo comparada a 2020 foi de 84,1 mil unidade a mais em 2021.

A bicicletas mountain bike (MTB) representaram 62,1% da produรงรฃo em todo o paรญs (465 mil), ficando as bicicletas urbanas/lazer em segundo lugar (26,3%), com 196,8 mil unidades, e as infantojuventil (8,3%) que tiveram uma produรงรฃo de 62 mil bikes.

O destaque foi o aumento da produรงรฃo de bicicletas elรฉtricas. Em 2019, foram fabricadas apenas 2,9 unidades, subindo para 4,7 em 2020, chegando a 10,3 mil em 2021. A projeรงรฃo da Abraciclo para este ano รฉ que sejam produzidas 16 mil elรฉtricas, aumento de 5,6%.

De acordo com a associaรงรฃo dos fabricantes, os nรบmeros do polo de bicicletas, com pequena queda na projeรงรฃo (-70,2 mil unidades) revelam:

โ€ข Pandemia influenciou o desempenho do PIM (protocolos sanitรกrios, produรงรฃo etc.)

โ€ข Pandemia promove o desabastecimento global de peรงas e componentes (transmissรตes, freios, suspensรตes etc.)

โ€ข Aumento dos custos de insumos e logรญstica (frete)

โ€ข Demanda positiva em funรงรฃo do protagonismo da bicicleta na mobilidade e na logรญstica urbana (delivery)

Mercado e tendรชncias 2022

Fatores econรดmicos, com sustentabilidade da demanda; capacidade de atendimento por parte da cadeia de fornecedores e abastecimento do mercado interno por parte das fabricantes projetam continuidade do crescimento do segmento mountain bike e elรฉtrico.

A mobilidade e logรญstica urbana (delivery), a alta nos preรงos dos combustรญveis, promoรงรฃo da infraestrutura cicloviรกria e da seguranรงa, assim como novos investimentos e ampliaรงรฃo e modernizaรงรฃo dos parques produtivos tambรฉm deverรฃo contribuir para o crescimento do setor de bicicletas.

Recuperaรงรฃo gradativa

As projeรงรตes de crescimento confirmam o cenรกrio de recuperaรงรฃo gradativa da indรบstria de motocicletas e de bikes, que vem retomando os volumes prรฉ-pandemia.

โ€œEsperamos um cenรกrio mais estรกvel neste ano para conseguirmos atingir novamente os patamares de 2015, quando a produรงรฃo ficou na casa do 1,2 milhรฃo de unidadesโ€, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Fermanian explica que o avanรงo dos serviรงos de entrega e o maior uso da motocicleta nos deslocamentos urbanos, devido ao aumento dos preรงos dos combustรญveis e a disponibilidade de crรฉdito, estรฃo entre os fatores que fazem a demanda pelo modal continuar em alta.

No entanto, a Abraciclo estรก atenta para algumas variรกveis que podem impactar esse desempenho, como o aumento dos casos da variante ร”micron e da gripe H3N2, que podem afastar os colaboradores dos postos de trabalho e impactar a produรงรฃo.

As instabilidades do cenรกrio macroeconรดmico que influenciam desde o abastecimento e reorganizaรงรฃo das cadeias produtivas, atรฉ a alta nas taxas de juros e do frete, por exemplo, tambรฉm merecem atenรงรฃo.

โ€œTambรฉm acompanhamos outros movimentos do cenรกrio polรญtico e econรดmico que podem afetar o poder de compra do consumidor e impactar negativamente a demanda por motocicletasโ€, comenta Fermanian.

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Foto: Josรฉ Paulo Lacerda