ZFM: Sedecti defende polo de ar-condicionado na reunião do CAS

Serafim Corrêa destaca avanço de mais de R$ 1,1 bilhão em novos investimentos na Zona Franca de Manaus.

Publicado em: 11/12/2025 às 18:44 | Atualizado em: 11/12/2025 às 18:45

O Governo do Amazonas participou nesta quinta-feira (11 de dezembro) da última reunião ordinária do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Amazonas, defendeu o polo de ar-condicionado e celebrou os 61 projetos industriais e de serviços que foram aprovados, sendo 29 de implantação e 32 de diversificação.

Os projetos somam R$ 1,194 bilhão em novos investimentos, com previsão de faturamento de R$ 5,59 bilhões e geração de 2.290 postos de trabalho diretos na região, destacando o papel estratégico da Zona Franca de Manaus (ZFM) para a economia do país.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário Serafim Corrêa voltou a tratar de um ponto que vem levantando desde as duas últimas reuniões do CAS: o problema relacionado à produção nacional de compressores, item essencial para cumprimento do processo produtivo básico (PPB) exigido pelas fabricantes de ar-condicionado instaladas no polo industrial de Manaus.

Conforme o secretário, apesar do resultado expressivo do setor, que aumentou sua produção de 5,9 milhões de aparelhos em 2024 para 6,3 milhões em 2025, a capacidade de produção da única fornecedora nacional de compressores, a empresa Tecumseh, não acompanhou esse crescimento.

“A boa notícia é que o polo de ar-condicionado cresceu, fabricando 400 mil aparelhos a mais que no ano passado. Porém, a contrapartida é que a empresa responsável pelos compressores não ampliou sua produção, o que aprofunda o desafio para o cumprimento do PPB e pode gerar prejuízos ao setor. Peço que o ministério (do Desenvolvimento e Indústria) encaminhe uma solução definitiva para esse problema”.

Corrêa lembrou ainda que o ministério já está analisando o tema, mas destacou a urgência da decisão para evitar riscos à competitividade das empresas instaladas em Manaus.

Reconhecimento do desafio

O secretário-executivo do ministério e presidente da reunião, Márcio Elias Rosa, reconheceu que a solução pactuada com as fabricantes de ar-condicionado vale apenas para este ano, e que o desafio retornará em 2026.

“Eu estava animado achando que havia um acordo para os anos seguintes, mas fui esclarecido que ele vale somente para este ano. Já conversei com todas as fabricantes e estou tentando construir uma solução que contemple todo o período, evitando qualquer prejuízo ao desenvolvimento das atividades”, afirmou.

Defesa histórica

Corrêa agradeceu ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e ao presidente Lula da Silva pelo apoio contínuo à ZFM.

A última reunião do CAS, no ano, contou com representantes do ministério, da Suframa, Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, conselheiros, autoridades políticas e entidades do setor produtivo.

Leia mais

Foto: Bruno Leão/Secom