Os postos de combustível e termelétricas de nove municípios do Amazonas receberam durante este mês vistoria para atestar a qualidade dos produtos disponíveis para os clientes.
Além disso, as equipes que atuam nas unidades visitadas passaram por treinamento de análise de combustíveis.
Todos os postos vistoriados são da bandeira da Distribuidora Atem e termelétricas abastecidas pela companhia.
Os locais visitados foram Anamã, Anori, Codajás, Coari, Uarini, Alvarães, Maraã, Japurá e Vila Bitencourt que faz parte do município, Tefé e o distrito de Caiambé que também fica localizado na mesma região.
O gerente de Qualidade da Atem, Eliomar Passos, explica que essas vistorias seguem um planejamento anual e são realizadas periodicamente em todos os clientes que usam a bandeira da distribuidora.
O objetivo, diz ele, é atestar a qualidade do combustível que chega aos postos, termelétricas e consequentemente ao consumidor final que utiliza os produtos da marca Atem. “Dessa forma, conseguimos acompanhar as etapas que o combustível passa para que esteja de acordo com o que prevê a legislação”, disse.
A equipe, formada por químicos, especialistas na área de combustível, visita os locais e realiza testes práticos de acordo as normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), faz vistoria nos procedimentos de armazenamento e verifica se os empreendimentos estão cumprindo o que prevê a legislação.
Também são realizados treinamentos na área de segurança.
Ao final de cada ação, o empreendimento recebe um relatório que certifica e registra a qualidade do combustível comercializado. “Esse é um item importante que pode ser observado por qualquer consumidor”, disse.
Eliomar reforça que Distribuidora Atem acompanha e rastreia suas entregas de combustíveis, e qualquer cliente pode solicitar ao posto que faça testes e comprove a qualidade e procedência do combustível.
Segundo ele, a dica para qualquer consumidor é procurar abastecer em postos que cumprem os procedimentos de qualidade e segurança.
“Saber se o posto analisa o combustível antes de receber no tanque, se possui pessoa treinada para realizar as análises caso solicitado pelo cliente e se mantém as amostras testemunhas para realizar as contraprovas, caso seja exigido, são algumas orientações para os consumidores”, ressaltou.
Leia mais
Foto e texto: Divulgação