‘Colmeia italiana’ de Carla Zambelli tem superlotação de presas

Deputada está em presídio sem ala específica para casos de extradição

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 31/07/2025 às 16:57 | Atualizado em: 31/07/2025 às 16:57

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está sob custódia desde a última terça-feira (29 de julho), está localizada no presídio feminino Germana Stefanini, em Roma. O presídio é um dos três destinados exclusivamente a mulheres na Itália e enfrenta graves questões relacionadas à superlotação.

Construída em 1950, a “colmeia italiana” possui duas alas grandes e quatro menores, totalizando 171 celas. A ala maior, conta com três andares destinados a detentas de segurança média, que estão em fase de julgamento ou são novas no complexo.

De acordo com informações do Departamento de Administração Penitenciária, ao final de junho, 369 mulheres estavam encarceradas no local, superando consideravelmente a capacidade.

A Itália tem enfrentado uma crise no sistema prisional nos últimos anos, apresentando a terceira pior taxa de superlotação na União Europeia.

Segundo o advogado Alexandro Maria Tirelli, detentas que aguardam a conclusão de processos de extradição, como é o caso de Zambelli, são destinadas a celas comuns, sem um setor específico para esses casos. A deputada será interrogada pela justiça italiana na sexta-feira (1º).

Saiba mais em Folha de S. Paulo.

Foto: Reprodução/Youtube