‘Colmeia italiana’ de Carla Zambelli tem superlotaĂ§Ă£o de presas
Deputada estĂ¡ em presĂdio sem ala especĂfica para casos de extradiĂ§Ă£o

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 31/07/2025 Ă s 16:57 | Atualizado em: 31/07/2025 Ă s 16:57
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que estĂ¡ sob custĂ³dia desde a Ăºltima terça-feira (29 de julho), estĂ¡ localizada no presĂdio feminino Germana Stefanini, em Roma. O presĂdio Ă© um dos trĂªs destinados exclusivamente a mulheres na ItĂ¡lia e enfrenta graves questões relacionadas Ă superlotaĂ§Ă£o.
ConstruĂda em 1950, a “colmeia italiana” possui duas alas grandes e quatro menores, totalizando 171 celas. A ala maior, conta com trĂªs andares destinados a detentas de segurança mĂ©dia, que estĂ£o em fase de julgamento ou sĂ£o novas no complexo.
De acordo com informações do Departamento de AdministraĂ§Ă£o PenitenciĂ¡ria, ao final de junho, 369 mulheres estavam encarceradas no local, superando consideravelmente a capacidade.
A ItĂ¡lia tem enfrentado uma crise no sistema prisional nos Ăºltimos anos, apresentando a terceira pior taxa de superlotaĂ§Ă£o na UniĂ£o Europeia.
Segundo o advogado Alexandro Maria Tirelli, detentas que aguardam a conclusĂ£o de processos de extradiĂ§Ă£o, como Ă© o caso de Zambelli, sĂ£o destinadas a celas comuns, sem um setor especĂfico para esses casos. A deputada serĂ¡ interrogada pela justiça italiana na sexta-feira (1º).
Saiba mais em Folha de S. Paulo.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/Youtube