CPI da Saúde pode parar na justiça por irregularidades e Josué deixa a sessão

Atropelos do presidente da ALE-AM na composição da CPI da Saúde deixa deputados insatisfeitos

CPI Saúde ALE-AM

Israel Conte

Publicado em: 26/05/2020 às 20:58 | Atualizado em: 26/05/2020 às 21:04

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) pode parar na justiça por novas irregularidades.

A ameaça é de deputados insatisfeitos com a composição feita pelo presidente da Casa, Josué Neto (PRTB).

Os descontentes apontam erros de Josué, tais como o atropelo do princípio da proporcionalidade do regimento interno e o critério de desempate entre deputados que receberam um voto em seu bloco partidário.

Questionado a se posicionar sobre as supostas falhas, Josué repassou a presidência dos trabalhos ao deputado estadual Delegado Péricles (PSL), sem mais explicações.

 

“Manobras na calada da noite”

O deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas), um dos que mais protestou na sessão virtual desta terça-feira, dia 26, falou em “manobras urdidas na calada da noite” e que a nova formação da comissão, “padece dos mesmos vícios cometidos quando da primeira reunião”.

A primeira formação da CPI da Saúde chegou a ser suspensa pela justiça por atropelos de Josué Neto ao regimento interno.

 

Leia mais 

TJ-AM suspende CPI da Saúde atropelada pelo presidente da ALE

CPI da Saúde vai investigar gestões Omar, Melo, David, Amazonino e Wilson

 

Belarmino exigiu que Josué Neto corrija o equívoco e respeite o princípio da proporcionalidade dos blocos partidários na escolha dos nomes, sob pena de ter a questão judicializada.

 

Dois pesos, duas medidas

A líder do governo, deputada Joana Darc (PL) e o deputado Felipe Souza chamaram a atenção para o uso de dois pesos e duas medidas por parte do presidente.

Os parlamentares disseram que Josué usou o critério de idade para eliminá-la da composição da CPI, mas não fez o mesmo com Fausto Júnior (PRTB), escolhido do bloco partidário dele em detrimento de Felipe Souza.

Felipe Souza chegou a questionar a postura do presidente que prometeu respondê-lo ao fim do pequeno expediente. Mas antes que a sessão terminasse, Josué passou os trabalhos da presidência ao Delegado Péricles.

“E os meus questionamentos? Eu vou ter que recorrer à Justiça?”, perguntou Felipe Souza.

Primeira reunião

Mesmo após os embates, a CPI da Saúde realizou sua primeira reunião na tarde de hoje.

Na ocasião, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) foi escolhido presidente da comissão, e o deputado Fausto Júnior, relator.

Além deles, compõem a comissão os deputados Dr. Gomes (PSC), Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (Podemos).

A CPI da Saúde que vai investigar os gastos na saúde do Amazonas entre os anos de 2011 a 2020.