Cúpula da igreja católica se reúne em Manaus
A assembleia será composta por representantes das sete Conferências Episcopais do bioma amazônico.

Ednilson Maciel
Publicado em: 08/08/2023 às 07:13 | Atualizado em: 09/08/2023 às 11:05
A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) realiza de 8 a 11 de agosto, em Manaus, a primeira Assembleia Ordinária presencial de líderes da América Latina da igreja católica.
Segundo o arcebispo de Huancayo (Peru) e presidente da CEAMA, o cardeal Pedro Barreto, a assembleia reunirá mais de 70 pessoas, incluindo representantes dos países e instituições ligadas à organização.
A assembleia será composta por cinco representantes sinodais de cada uma das sete Conferências Episcopais do bioma amazônico.
Participam ainda membros da presidência, da secretaria executiva e dos Núcleos Temáticos da CEAMA, o representante dos bispos amazônicos e os das quatro instituições fundadoras: Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), dom Jaime Spengler, seu presidente; pela Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), irmã Mónica Benadives; pela Cáritas América Latina e Caribe, Nicolás Meyer; e pela Rede Eclesial Amazônica (REPAM), irmã María Carmelita.
O vaticano enviou seu representante, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o cardeal Michael Czerny.
Da mesma forma, alguns assessores e representantes de outras instituições aliadas da Igreja na Amazônia participarão como como convidados.
Segundo fontes ligadas à igreja católica, afirma que eles vão redigir um documento sobre a Amazônia.
Leia mais
Vaticano promove arcebispo de Manaus a cardeal da igreja católica
Foto: divulgação