TSE unifica horário da eleição 2022 por Brasília. No AM, começa às 7h

Presidente Luís Barroso prevê transtornos, mas prioridade é a totalização dos votos para evitar teorias conspiratórias

Eleição 2022

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/12/2021 às 21:53 | Atualizado em: 16/12/2021 às 11:41

A eleição 2022 vai ser unificada pelo horário de Brasília, das 8h às 17h. A decisão foi anunciada hoje (14) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dessa maneira, no estado do Amazonas a votação vai começar às 7h e acabar às 16h. No Acre, o início será às 6h e término às 15h.

O caso acreano, com fuso horário de duas horas de diferença a menos que Brasília, foi apreciado pelo TSE. Conforme o ministro Edson Fachin, que relatou sugestão do TRE-AC para o horário ser das 7h às 16h, o tema era sensível e demandava uma posição do plenário.

A alteração foi aprovada durante a votação de resoluções que definem regras que serão aplicadas na eleição 2022.

De acordo com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, todo apoio será dado ao tribunal eleitoral do Acre para a adaptação à mudança.

Barroso reconheceu, portanto, que a mudança pode gerar transtornos, mas defendeu que é preciso priorizar a totalização do resultado.

“A diferença no horário de encerramento de votação produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro”.

Leia mais no G1.

Leia mais

Barroso mostra no AM urna produzida na ZFM para eleições 2022

Foto: Antônio Augusto/Secom/TSE