FamĂ­lia Melo paga mais de meio milhĂ£o para sair da cadeia

Publicado em: 30/04/2018 Ă s 23:21 | Atualizado em: 30/04/2018 Ă s 23:22

Com a liberaĂ§Ă£o do ex-secretĂ¡rio de Governo, Evandro Melo, apĂ³s o pagamento de fiança de R$ 195,8 mil, a soma dos valores desembolsados pela famĂ­lia do ex-governador JosĂ© Melo para se ver livre das grades chega ao soma de mais de meio milhĂ£o de reais. Isso porque a fiança individual para Melo, a mulher dele Edilene Oliveira e o irmĂ£o Evandro Melo foi de 200 salĂ¡rios mĂ­nimos para cada um, ou  seja, R$ 572.400, no total.

Valor mais alto

Os trĂªs receberam da 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o (TRF1)  a mais alta fiança dos envolvidos na operaĂ§Ă£o Custo PolĂ­tico que apura  desvios de recursos da SaĂºde do Estado do Amazonas. Para a investigaĂ§Ă£o, o ex-governador era beneficiado no esquema a partir de repasses feitos ao irmĂ£o dele Evandro Melo. No entendimento da terceira turma, Melo, Edilene e Evandro Melo receberam os valores mais altos na fiança porque pesa sobre eles acusações mais graves do que as que respondem os demais investigados.

Gravidade

Juristas experientes em direito penal avaliaram para o BNC que a fixaĂ§Ă£o em altos valores na fiança do trio da mesma famĂ­lia Ă© indicativo de que a sentença condenatĂ³ria dos trĂªs Ă© questĂ£o de tempo e que as penas podem ser elevadas.

Fiança

De acordo com informações do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a fiança de  1 a  100 salĂ¡rios mĂ­nimos Ă© aplicada a crime cuja pena privativa de liberdade (prisĂ£o) mĂ¡xima prevista nĂ£o for superior a quatro anos. Fianças de atĂ© 200 salĂ¡rios mĂ­nimos sĂ£o aplicadas em caso de pena mĂ¡xima superior a quatro anos de prisĂ£o.

ParĂ¢metros

O CNJ indica, na publicaĂ§Ă£o “Conheça os objetivos e a destinaĂ§Ă£o da fiança paga pelo acusado”, que a fiança Ă© uma cauĂ§Ă£o que serve para eventual pagamento de multa, de despesas processuais e de indenizaĂ§Ă£o no caso de sua condenaĂ§Ă£o judicial transitada em julgado (definitiva). O CNJ diz, ainda, que a autoridade que aplicar a fiança deve observar “a gravidade do delito e a situaĂ§Ă£o econĂ´mica do investigado”.

PossĂ­veis penas

Os juristas ouvidos pelo BNC indicam que, “para quem tem experiĂªncia na Ă¡rea”, o grupo acusado pela operaĂ§Ă£o Maus Caminhos pode ser condenado a penas superiores a oito anos de prisĂ£o, e, portanto, podem ficar sujeitos ao regime fechado de reclusĂ£o.

Mídia 

Estes mesmo juristas afirmam que o apelo de matĂ©rias nacionais do FantĂ¡sticos da Rede Globo reforçam a pressĂ£o para que haja condenaĂ§Ă£o no TRF1, como ocorreu no caso da cassaĂ§Ă£o de JosĂ© Melo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TRF1 põe 7 condições para que Melo e Edilene deixem cadeia; veja quais

ApĂ³s 115 dias, Melo e Edilene acabam de deixar a cadeia com tornozeleira eletrĂ´nica