João Simões e Aristóteles Thury tomam posse no TRE nesta sexta

Publicado em: 03/05/2018 às 06:43 | Atualizado em: 03/05/2018 às 06:43

Os desembargadores João Simões e Aristóteles Thury (foto) tomam posse, nesta sexta-feira, dia 4, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O vice-presidente acumula também a função de corregedor eleitoral. Está nas mãos dos dois desembargadores a condução das eleições 2018.

 

Yêdo Simões

Com a posse dos dois, o atual presidente do TRE-AM e futuro presidente do TJ-AM, Yêdo Simões, se despede do eleitoral após comandar a primeira eleição suplementar de governo de  Estado no Brasil.

 

Processos

O futuro presidente do TRE-AM deixa a corregedoria do eleitoral sem zerar os processos  com pedido de cassação, entre os mais importantes está a denúncia do Ministério Público Eleitoral de uso da Polícia Militar de forma irregular para beneficiar as campanhas do governador cassado José Melo, do então vice dele Henrique Oliveira e do deputado estadual Platiny Soares (PSB). O caso começou a ser julgado este ano, embora estivesse pronto para julgamento antes da cassação de Melo, em maio do ano passado.

 

Relatoria

João Simões afirmou que os processos que ele já iniciou o  julgamento no pleno permanecerão sob a relatoria dele, mesmo com a saída da corregedoria. É o caso do processo envolvendo  o mandato  do deputado Platiny Soares. Os que João Simões não levou a julgamento, agora, serão redistribuídos para o novo corregedor, Aristóteles Thury.

 

Adiamentos

O processo polêmico envolvendo a PM-AM é adiado há quatro sessões por falta do quórum inicial do julgamento em função das férias de membros titulares da corte.

 

Foto: Raphael Alves