Militares fazem homenagem ao presidente do STF no Vale do Javari, no Amazonas

Ministro discutiu proteção de comunidades indígenas e combate a atividades ilegais em visitação

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/08/2025 às 15:13 | Atualizado em: 25/08/2025 às 15:14

Na manhã de sexta-feira (22 de agosto), o ministro Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ, recebeu homenagem de oficiais do 8º Batalhão de Infantaria de Selva na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A homenagem antecedeu a agenda de Barroso na região, que incluiu visitas a duas terras indígenas e encontros com líderes das aldeias Txexe Wassa e Nova Geração.

“Viemos aqui para conhecê-los, para dizer que estamos do lado de vocês para proteger sua cultura, suas terras, procurar assegurar acesso à saúde, acesso à educação, e também procurar defendê-los dos invasores, da mineração ilegal, caça ilegal, pesca ilegal”, declarou o ministro.

Barroso esteve acompanhado pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, pela presidente da Funai, Joenia Wapichana, e outros magistrados do CNJ. O grupo discutiu a proteção dos povos, o avanço de invasores, garimpo ilegal e expansão de fazendas na região. Benjamin também recebeu homenagem durante a visita.

“O Judiciário brasileiro busca representar da melhor forma possível o Estado brasileiro e assegurar uma convivência adequada das comunidades indígenas com a sociedade brasileira, com todas as proteções necessárias”, afirmou Barroso, destacando que ele e Benjamin representam juízes comprometidos em cumprir a Constituição e a lei.

Além das reuniões nas aldeias, os ministros se encontraram com integrantes da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) na Câmara de Vereadores de Atalaia do Norte, ampliando o diálogo com as lideranças locais.

Saiba mais em 18Horas.

Foto:  Gustavo Moreno/STF