“O povo quer Lula Livre” faz manifestação em Manaus

Publicado em: 04/04/2018 às 05:57 | Atualizado em: 08/05/2018 às 18:44
O movimento “Levante Popular da Juventude” e o PT Amazonas realizam nesta quarta-feira, dia 4, um ato de protesto às 13h em frente ao prédio da Justiça Federal com o mote “O povo quer Lula livre”, a exemplo de manifestações programadas para hoje em várias capitais do País. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar o habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula, que tenta evitar a prisão dele.
Lula foi condenado por corrupção e lavagem no caso do triplex do Guarujá pelo juiz Sérgio Moro e a sentença foi confirmada na segunda instância em janeiro com a pena aumentada para 12 anos e um mês de prisão.
Expectativa
Embora haja grande pressão sobre o STF por parte de procuradores da República que atuam na Lava-Jato, a expectativa, na imprensa nacional e no meio jurídico, é que cinco ministros votem a favor de Lula e outros cinco contra.
A imprensa especializada na cobertura do STF indica que o voto decisivo deve ser o da ministra Rosa Weber, que tem se posicionado em sentenças anteriores de forma contrária à prisão em segunda instância, quando ainda há possibilidade de recursos.
Jurisprudência
O STF já trocou, em outras ocasiões, seu posicionamento a respeito de prisão de condenados em segunda instância. Em 2009, o Supremo proibiu prisões de condenados em segundo grau, e em 2016, voltou a liberá-las.