Palanque de Lula no Amazonas ainda não tem candidato ao governo

Federação partidária ainda vai definir um nome para ser o candidato a governador

Gabriel Ferreira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 03/07/2022 às 13:38 | Atualizado em: 04/07/2022 às 13:29

O evento do Partidos dos Trabalhadores realizado neste sábado (3), em Manaus, não trouxe novidade sobre um nome a governador ao palanque do ex-presidente Lula (PT) no Amazonas para as eleições deste ano.

A costura de uma candidatura forte majoritária ao executivo estadual segue com pontas soltas. Até o momento, nomes como do ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) e do senador Eduardo Braga (MDB) foram cogitados nos bastidores.

Até mesmo o ex-senador do PT, João Pedro retirou sua pré-candidatura ao governo para apoiar aquele que será o candidato de Lula, sobretudo da federação PT/PV/ PCdoB.

O presidente da federação partidária no Amazonas, deputado Sinésio Campos (PT), disse que “não tem, não definimos nomes de candidaturas ao governo”.

Em decisão a nível estadual, foi acertado que o PT não teria candidatura própria ao governo do Amazonas. Entretanto, o partido defende que com a escolha da executiva nacional ao nome do governador de Lula, o diretório estadual indique um vice para compor a chapa.

“O PV, o PT e o PCdoB já definiram nas suas instâncias partidárias que não terão candidato próprio a disputar o governo”, revelou.

Por isso, Sinésio Campos resumiu que os três partidos da federação buscarão apoiar uma candidatura de fora, mas em comum acordo entre as siglas.

“Não pode, não deve, segundo o estatuto da federação, um só partido decidir pelos outros dois, tem que ser consensuado”, declarou.

De acordo com o parlamentar, “quando não houver consenso da federação estadual, será remetido a federação nacional, e a federação nacional, ela decide independente da decisão da estadual”.

Leia mais

Vereador petista manda desafetos do PT em Manaus calarem a boca

Encontro em Manaus reafirma Omar Aziz candidato de Lula e PT

Foto: Ronaldo Siqueira/exclusiva para o BNC Amazonas