Procurador do Amazonas deixa Lava Jato em protesto a ato da PGR 

Victor Riccely Santos, do Amazonas, se juntou ao grupo que resolveu deixar a força-tarefa da Lava Jato após ato de subprocuradora da PGR

Procurador

Aguinaldo Rodrigues, da Redação

Publicado em: 27/06/2020 às 08:30 | Atualizado em: 27/06/2020 às 08:40

O procurador Victor Riccely Santos, do Amazonas, é um dos três que deixaram a força-tarefa da operação Lava Jato na noite de hoje (26). Essa foi a reação do grupo à tentativa de Lindora Araújo de acessar dados sigilosos da operação nos estados. Ela, que é a subprocuradora-geral da Procuradoria-Geral da República (PGR), visitou a força-tarefa no Paraná nos dias 24 e 25.

Além de Riccely Santos, deixaram o grupo os procuradores Hebert Reis Mesquita e Luana Macedo Vargas. A saída foi anunciada logo depois que foi divulgada a denúncia contra Lindora à corregedoria.

Conforme denunciado pelos procuradores à Corregedoria Nacional do Ministério Público Federal, Lindora quis transferir informações do banco de dados da operação. 

Como resultado, os procuradores fizeram reunião na noite do dia 24 e decidiram denunciar o caso. De acordo com o G1, ela não gostou do gesto do grupo, se irritou e encerrou a visita. 

Para o coordenador da força-tarefa no Paraná, Deltan Dallagnol, foi preciso adotar cautelas formais no caso. Ele explicou que isso foi para evitar questionamentos e arguição de nulidades sobre informações e provas. 

 

Leia mais 

PGR tentou obter dados sigilosos da Lava Jato, denuncia força-tarefa 

 

Foto: BNC Amazonas