Programa do governo federal quer descarbonização nos portos e na navegação
Governo cria dois programas para reduzir emissões no setor aquaviário.
Publicado em: 11/12/2025 às 19:03 | Atualizado em: 11/12/2025 às 19:05
O governo lançou dois programas para acelerar a descarbonização de portos e da navegação: o PND-Portos e o PND-Navegação. A medida foi formalizada nesta quinta (11/12) com a Portaria nº 736, assinada pelo ministro Silvio Costa Filho.
As iniciativas criam diretrizes para medir e reduzir emissões em operações portuárias e hidroviárias. O foco vai desde gases gerados diretamente pelas atividades até consumo de energia e impactos indiretos.
A Secretaria Nacional de Portos comandará o PND-Portos. Já a Secretaria de Hidrovias e Navegação estruturará o PND-Navegação. Ambos devem publicar os atos que detalham as etapas e responsabilidades.
Saiba mais no Gov.br.
Leia mais
Portos do AM batem recorde com transporte de 30 milhões de toneladas em 2025
Foto: divulgação
